Criar peças e campanhas pegando carona na repercussão de assuntos que estão na boca do povo não é algo exatamente novo na propaganda, mas sem dúvida é uma tática que tem se intensificado de uma maneira poderosa com o cenário das redes sociais. Algumas marcas miram um norte e apostam nele para ganhar seguidores, engajamento e, quem sabe, aumentar as vendas a partir do share of mind, determinante no momento da escolha de produtos no ponto de venda

Uma das marcas que têm utilizado posts de oportunidade de uma maneira criativa é a cerveja Rio Carioca, que tem a sua criação nas mãos da agência 11:21, do publicitário Gustavo Bastos (CEO e sócio-diretor de criação). Nas últimas horas, a marca aproveitou o buzz do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula para promover a bebida com uma pegada de humor.

Para Gustavo, tal ousadia é apenas possível por conta da confiança do anunciante no trabalho da agência. “Este caminho criativo aliado à coragem do cliente em abordar sem medo assuntos polêmicos, faz a comunicação da Rio Carioca ser o que é”, afirmou.