Divulgação

A Budweiser, marca de cerveja mais popular dos Estados Unidos pertencente à AB Inbev, mudará de nome e passará a se chamar America.

A iniciativa, porém, é temporária. O novo nome estampará as embalagens somente durante o período de 23 de maio até o fim das eleições dos Estados Unidos, que será finalizada em novembro deste ano. A mudança já foi solicitada pela companhia ao Alcohol And Tobacco Tax and Trade Bureau, órgão responsável por registrar os nomes dos produtos do setor.

A estratégia tem um viés patriótico. Apesar de o lançamento da nova marca ter sido planejado para estar no mercado já nos Jogos Olímpicos, o foco mesmo é justamente as eleições dos Estados Unidos. Com o slogan “America is in Your Hands”, a ideia é colocar a America literalmente nas mãos dos consumidores – nos Estados Unidos há o costume de usar o nome do continente se referindo apenas ao país norte-americano.

A conta publicitária da Budweiser nos Estados Unidos é da Anomaly e a agência responsável pelo redesign da lata é a Jones Knowles Ritchie, de Nova York.

Procurada pelo PROPMARK, a Ambev, subsidiária da AB Inbev no Brasil, não confirmou se a mudança da embalagem será feita só no Estados Unidos ou se nos próximos meses os consumidores brasileiros também beberão uma America em vez de uma Bud.