A Cerveza Patagonia criou uma versão ecológica da sua embalagem de seis unidades, produzida com um papel germinável, o Eco Pack.
O material, que possui sementes vivas em sua composição, deve ser partido em diversos pedaços, plantado e irrigado, completando seu ciclo natural e iniciando um novo processo com o crescimento de hortaliças.
Segundo a marca, a escolha dos vegetais deve-se à proximidade com o universo da marca. A tecnologia de impressão do papel é realizada com tinta atóxica e a base d’água, inofensiva às sementes que serão germinadas, e torna o papel 100% biodegradável.
O material é fruto de uma parceria da Cerveza Patagonia com a empresa Papel Semente, especializada na produção semi artesanal desse tipo de produto por meio da reciclagem de papel, possuindo a certificação Selo Verde pelo Instituto Chico Mendes e o selo Empresa B, com validade internacional.
“Reduzir as embalagens ou dar destinação correta para as produzidas é uma das nossas principais preocupações. Por isso, temos buscado reduzir a quantidade de embalagens no mercado, focando nossos esforços em aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados. Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado”, afirma Richard Lee, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
Um estudo realizado em junho de 2018 pelo Ibope Inteligência, a pedido da Cervejaria Ambev, mostra que 98% das pessoas acreditam que a reciclagem é importante para o futuro do planeta, porém somente 68% dizem prestar atenção na hora de comprar produtos com embalagens recicláveis, e ao abordar a separação de lixo orgânico e inorgânico, o número cai para 39% dos entrevistados.
O pack germinável está disponível nos Refugios Patagonia, bares oficiais da marca, presentes em Curitiba, na Itupava, e em Florianópolis, na Beira Mar Norte.