Começa nesta quarta-feira (6) a Consumer Electronics Show, a CES 2016, evento realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, até o dia 9 de janeiro. A CES é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo e traz alguns dos principais anúncios e lançamentos de TVs, computadores, refrigeradores, sistemas de som, entre outros. O evento é organizado pela CTA (Consumer Technology Association). 

Neste ano, a feira aguarda 200 mil geeks e 10% maior que no ano passado. Steve Blakeman, para o site Brand Republic, previu algumas tendências em tecnologias que estarão em destaque neste ano durante a CES. Confira!

1. Carros conectados: 

Reprodução/BrandRepublic

Há cinco anos, nenhum dos fabricantes de automóveis estavam presentes na CES. Neste ano, 10 dos principais vão marcar presença e mais 100 pequenas empresas do setor vão exibir os seus produtos. No ano passado, a Mercedes revelou a sua ‘sala de estar sobre rodas’, o F015. Em 2016, há indícios de que a Ford vai apresentar sua versão feita em parceria com o Google. Já a BMW vai exibir o seu sistema Air Touch, que é efetivamente uma interface de digitalização tridimensional para controlar uma série de funções no veículo. Além disso, como uma aposta de fora, a chinesa Faraday Future alega ter um conceito que vai “definir o futuro da mobilidade”. Parece interessante e pelo nome pode ser um veículo elétrico, como um rival para o Tesla. 

2. Tecnologia wearable 

Este setor era o pensamento revolucionário apenas há alguns anos na CES, mas faz parte mainstream, representado pela Fitbit (pulseira que monitora atividade física e o sono). A Huawei vai desvendar esse smartwatch que, aparentemente, apela para as mulheres e uma empresa chamada Wisewear vai dar um passo além, lançando uma série de joias sofisticadas e conectadas.  

Reprodução/BrandRepublic

A Ombra quer medir a biometria de uma mulher através de uma peça de roupa já usada durante o dia. Finalmente, o PitPat, um rastreador de atividade para os cães, dando ênfase aos animais de estimação. 

 3. Drones

Todos os olhos estão voltados para a equipe da GoPro para ver o que eles têm para oferecer com o Karma, drone que tem a fama de ter uma visão de 360 graus e prevenção de colisões. 

Reprodução/BrandRepublic

Segurança parece ser um tema recorrente neste ano com os drones. Um novo produto do Fleye tem a pá do motor escondida, além de um lançamento da britânica Intelligent Energy, que vai demonstrar seu combustível de célula de hidrogênio que permite que um drone fique no ar por horas em vez de minutos. 

 4. RV se tornou realidade

O óculos de realidade virtual Oculus Rift foi o queridinho da CES quando lançou a sua realidade virtual em um headset. O negócio foi abocanhado pelo Facebook por R$ 2 bilhões em 2014, vem se aperfeiçoando, mas ainda não está pronto. A expectativa é ver essa versão final na CES. 

Reprodução/BrandRepublic

Mas não é apenas sobre Oculus. Há uma abundância de grandes rivais tentando agarrar a sua fatia do bolo. A Sony é esperada para liberar novidades sobre o seu headset PlayStation VR, que poderá ter compatibilidade com smartphone. 

5. Ascensão dos robôs 

Os robôs são objetos de fascínio, mas os fabricantes não têm sido capazes de torná-los realmente viáveis para os consumidores. A empresa japonesa Flower Robotics avalia que seu pequeno robô vai trazer beleza para o gênero, sendo tão esteticamente agradável quanto prático.

Divulgação

 

Um candidato muito mais prático e digno é o Leka, robô desenvolvido para ajudar a estimular crianças com autismo e outros transtornos de desenvolvimento. 

6.  A internet de tudo

O grande buzz para os últimos anos na CES tem sido a ‘Internet das Coisas’. Este ano, quem sabe se transforme em OIE (Internet of Everything), a Internet de Tudo. O pioneiro foi o Nest, com seus plugues inteligentes e sistemas de aquecimento central de aplicativos controlados. Agora parece que todo mundo já entrou na onda proverbial que faz os consumidores se tornarem meros vislumbres na variedade de itens relacionados que estão sendo elogiados este ano. Um chuveiro que controla a quantidade de água que foi utilizada; um sofá vibrando para alertá-lo quando seu programa favorito de TV está prestes a começar; um despertador que vai te acordar com um cheiro ao invés de um ruído, odores que incluem croissant, pêssego e dinheiro.  

Reprodução/BrandRepublic

 Com informações de Brand Republic