Em meio à nova onda gastronômica no Brasil, é cada vez maior o número de chefs de cozinha que associam sua imagem à de grandes marcas da indústria. Carla Pernambuco, por exemplo, assina o novo molho Pomarola Chef Carla Pernambuco, desenvolvido por ela e que traz uma receita que é resultado da parceria entre a marca e a chef. E por que esse tipo de ação tem sido cada vez mais comum no mercado?
“Culinária é um dos elementos do conjunto que compõe o que podemos chamar de cultura de um povo. Nos meus 20 anos de trajetória, tive – sempre – a preocupação em dar significado e contextualizar essa atividade. Nesse sentido, trabalhei – além da pilotagem do fogão e criação de receitas – na produção de conteúdo culinário e na promoção das boas práticas da cozinha. A indústria, por sua vez, busca se alinhar com quem tem representatividade e credibilidade. Dessa forma, tanto eu como vários outros chefs que desenvolvem um trabalho sério e consistente fomos cotados para estabelecer esse tipo de parceria. O suporte industrial à alimentação num planeta com sete bilhões de habitantes é imprescindível”, disse Carla, sócia-proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas e que pode ser definida como uma chef multimídia.
No seu canal Boca a Boca, no YouTube, a chef tem uma média de mais de 8,5 mil views por dia, o que em menos de um ano já lhe rendeu mais de um milhão de views. Segundo ela, a ideia é oferecer conteúdos inéditos, práticos, fáceis, saudáveis, saborosos e com um toque de elegância. Sua maior audiência está entre o público de 18 anos a 35 anos. O interessante é que os homens são a maioria: 54,3% (eles) e 45,7% (elas). “Produzimos 24 vídeos para a Tramontina e cinco para a Pomarola. Sendo que com a Pomarola desenvolvemos vários produtos. Um já está nas prateleiras dos supermercados, que é o Molho Pomarola Chef Carla Pernambuco, e temos mais alguns em fase de acabamento que serão lançados em breve.”
A chef conta que, além de uma produção regular e consistente de conteúdo registrada em livros, revistas e colunas especializadas, tem ações regulares em mídias como o rádio, a TV e a web, o que serve como grande atrativo para a indústria. Novidades? “Estou desenvolvendo dois projetos de conteúdo culinário em parceria com a Discovery”, revela Carla.
Para Carla, essas parcerias podem oferecer vários benefícios. “Entendo que os chefs da linha de frente (em contato direto com o público) têm uma visão privilegiada das necessidades, gostos e tendências, o que, para a indústria, é uma mão na roda. O público, por sua vez, passa a ter um interlocutor direto com a indústria, aumentando a assertividade dessa produção (seja de ingredientes, compostos ou tecnologia) e trazendo uma garantia de qualidade maior. E para nós – chefs – abre-se uma nova oportunidade comercial para o segmento.”