A conquista do espaço foi amplamente utilizada como forma de afirmação de soberania bélica entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética durante a Guerra Fria.
Em 1957 os soviéticos lançaram o primeiro satélite artificial na órbita terrestre, o Sputnik 1, e em 1961 levaram o primeiro homem ao espaço: Yuri Gagarin deu uma volta completa na Terra.
No entanto, o principal evento dessa corrida aconteceu em 20 de julho de 1969, há 50 anos, quando a americana Apollo 11, levando os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins, pousou na Lua. O evento foi transmitido ao vivo pela TV americana e assistido por mais de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo.
A imensa repercussão de tal marco permanece até hoje no imaginário popular, sendo fonte de inspiração (e conspiração) para inúmeras produções do entretenimento e, é claro, da publicidade.
Além de grande quantidade de anúncios que, na época, noticiaram e parabenizaram o feito, há ainda uma série de marcas que vêm utilizando esse “pequeno passo para o homem e grande salto para a humanidade” em suas campanhas ao longo dos anos. Outras, ainda, estão aproveitando agora as cinco décadas da chegada ao satélite como gancho para suas comunicações. Confira algumas delas:
Coca-Cola
A marca “revelou” o que havia no lado oculto da Lua em campanha de 1969 que comemorava o feito.
Chrysler
No aniversário de 10 anos da chegada do Homem à Lua, a Chrysler convocou Neil Armstrong para estrelar uma de suas campanhas.
John Lewis
Em 2015, a cadeia de lojas de departamento britânica emocionou o público com o comercial de Natal abaixo:
AACD/ Teleton
Criado pela Z+ e produzido pela Paranoid, o filme feito para a AACD para o Teleton 2013 compara a relevância do primeiro passo na Lua com o primeiro passo dado por crianças com deficiência física.
Shutterstock
Em vídeo divulgado nesta semana, a marca brinca com as teorias de que as transmissões na NASA seriam montagens mostrando seu acervo “de outro mundo”. A criação foi feita em parceria com a DiMassimo Goldstein.
Red Bull
A marca de energéticos já havia utilizado de forma bem-humorada a dúvida do público em relação à conquista em vídeo de 2006.
Samsung
A Samsung relembra o sucesso de exibições que teve a exploração americana no espaço para divulgar globalmente seu novo modelo de televisão QLED 8K. A campanha, lançada em comemoração ao marco desses 50 anos do evento, afirma: “A TV está fazendo história de novo”.
Nissan
A montadora aborda o poder que a tecnologia tem em nos mover usando o evento como exemplo. A campanha foi lançada há cerca de uma semana e criada pela agência francesa TBWAG1.
SpaceX
O discurso do então presidente americano John F. Kennedy, realizado em 1962, sobre os projetos de enviar homens à Lua foi o ponto de partida de comercial de 2017 veiculado pela empresa americana de sistemas aeroespaciais e serviços de transporte espacial.
Adsbuyer
A agência de marketing digital Adsbuyer usou um trocadilho com o termo “moonwalk” (que pode ser traduzido como “passeio na Lua”, mas se tornou amplamente utilizado para designar o passo de dança popularizado por Michael Jackson) para divulgar seus serviços.