Após a multinacional coreana Cheil Worldwide anunciar a compra da britânica Iris no final do mês passado, em um acordo global que envolve em até cinco anos a aquisição total das ações da empresa de inovação, agora é a vez da Cheil Brasil e a Iris São Paulo iniciarem sua parceria. O objetivo é apresentar novas soluções de marketing, com alternativas para o modelo tradicional de publicidade, agregando plataformas de criatividade, estratégia, varejo, analytics, CRM, entre outros.
A Cheil é uma agência focada em publicidade, shopper marketing e soluções de varejo, e tem na Samsung seu principal cliente. Já a Iris (até então chamada Iris Router) oferece principalmente ferramentas de inovação associadas à experiência em digital.
“Nos tornamos ainda mais completos, ampliando a oferta de serviços. O objetivo é subir mais um degrau para atingir um nível diferente de entrega, em um novo patamar de criatividade e agilidade, aproveitando a expertise em ativação e digital da Iris”, explica Evandro Guimarães, diretor de operações da Cheil Brasil, ressaltando que as operações continuarão a trabalhar separadamente, cada uma com seu escritório.
“As agências continuarão atuando de forma independente, mas passamos a entregar numa nova musculatura aos nossos clientes. E oferecer ferramentas globais aos clientes da Cheil”, completa Brunno Dollo, fundador da Router ao lado do sócio Daniel Prianti, agência que foi adquirida pela Iris há um ano, com o objetivo de ser a porta de entrada do grupo britânico na América do Sul.
Olimpíadas
Guimarães fala do bom momento da agência, fruto de uma reestruturação iniciada em meados de 2013. “Tivemos um 2014 bem positivo, e estamos agora atrás de novos clientes”, diz, abordando também a “Samsung dependência” com que a agência acabou conhecida no mercado. “Vejo isso por um outro lado. Muitas agências do mercado gostariam de ter uma expertise no atendimento de um cliente de porte global da área de tecnologia e eletroeletrônicos, como é o nosso caso. E pode ter certeza que esse know-how abrirá portas agora para a conquista de novos anunciantes”, acredita.
Apesar disso, a Samsung deve exigir uma demanda significativa nos próximos anos. A empresa é uma das parceiras do COI e deve começar, já em 2015, seus trabalhos visando os Jogos Olímpicos de 2016. “Ainda estamos em fase de planejamento, mas com certeza teremos muitas ações no Brasil e no Rio de Janeiro”, conclui o executivo.