A Cheil Brasil quer se descolar da imagem de que é agência de um único cliente, no caso, a Samsung. A empresa, que pertence ao Grupo Samsung, planeja lançar, até o fim do semestre, uma campanha institucional para o trade com o objetivo de mostrar sua oferta de serviços e, consequentemente, conquistar novos negócios. “Apesar de a gente trabalhar muito para a Samsung, queremos contar que podemos atender outras marcas, outros clientes”, afirma Evandro Guimarães, diretor-geral de operações. Além da Samsung, atualmente a agência atende dois clientes menores: a marca de sorvetes Melona e a empresa de pneus coreana Hankook.
Guimarães afirma que hoje a agência está com uma situação bem confortável, tanto em termos de equipe (em torno de 100 pessoas) como financeiramente, o que dá a segurança de alçar novos voos. A previsão é fechar este ano com crescimento de 25% a 30% em relação a 2015. O executivo chegou à Cheil há três anos para promover uma reestruturação interna e desenvolver a parte de mídia, entre outras áreas, culminando com a contratação, no ano passado, de Sergio Alves (ex-Isobar Londres) como diretor-executivo de criação. O reforço na criação, porém, não parou por aí. Na semana passada, a Cheil anunciou a contratação de nada menos do que sete criativos.
“Estamos na contramão do mercado. Enquanto muita gente está demitindo, nós estamos contratando”, destacou Alves. “Neste último ano, estamos tendo uma entrega criativa muito mais efetiva e agora estamos prontos para dar esse segundo passo, de expandir para o mercado”, reforça Guimarães.
O executivo conta que uma opção para fortalecer a operação local foi crescer dentro da própria Samsung. “Nosso grande foco de trabalho nos últimos três anos foi reconquistar espaço dentro da Samsung, o que já conseguimos. Desde 2011, quando a Cheil iniciou toda a parte de compra de mídia, houve alguns percalços. Teve uma equipe iniciando na operação local que não teve um trabalho de desenvolvimento muito adequado, mas agora já recuperamos esse espaço”.
Além da verba de publicidade da marca de eletroeletrônicos, que divide no Brasil com a Leo Burnett Tailor Made, a Cheil também presta serviços de BTL, retail, inteligência de shopper marketing e digital. A agência é responsável por praticamente todas as promoções e ativações da empresa coreana no mercado, como as realizadas durante as Olimpíadas. Globalmente, a Cheil também trabalha para grandes marcas além da Samsung, mas que não necessariamente são contas alinhadas, como Coca-Cola e GM. Guimarães ressalta que o escritório brasileiro está tendo mais oportunidades de participar de concorrências globais.
Um dos trabalhos mais recentes da Cheil no mercado brasileiro é a campanha Liberou, tocou, pagou, que divulga o Samsung Pay, sistema que permite aos usuários realizarem pagamentos utilizando smartphone. “A gente consegue ser uma agência integrada porque não faz só o lançamento do serviço, mas também toda parte offline, BTL, toda a campanha é nossa. Cada vez mais os briefings estão chegando para a gente fazer o todo, apesar de disputar uma parte com a Leo Burnett e a Isobar”, disse Alves.
A Cheil Worldwide é a maior agência de publicidade da Coreia do Sul e ocupa o 15º lugar no ranking global de agências. Ela foi fundada em 1973.