Após um processo de concorrência, a Chevrolet decidiu criar uma nova agência para atender sua conta publicitária global. É a Commonwealth, formada por equipes dos grupos Interpublic, mais precisamente a McCann, e Omnicom, representado pela agência Goodby, Silverstein & Partners.
A Commonwealth terá sua sede em Detroit e será responsável pelo desenvolvimento de campanhas para a marca Chevrolet em todas as plataformas de mídia. Antes dessa estratégia, divulgada nesta terça-feira (27) pela Chevrolet, a marca estava trabalhando com 70 agências. “Esta é a primeira vez que empresas de dois grandes grupos de comunicação se unem para formar uma única operação”, disse Joel Ewanick, vice-presidente e diretor de marketing global da General Motors.
Recentemente, informa o comunicado, a GM escolheu a Carat para trabalhar com planejamento e compra de mídia. “A concentração dos seviços deverá gerar uma economia de US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos”, disse Ewanick. O comunicado não informa quais agências teriam participado da concorrência que formou a Commonwealth.
A Commonwealth terá um board global formado por oito profissionais com hubs operacionais em Detroit, Milão, Mumbai e São Paulo. O board conta com Jeff Goodby, que será creative chairman; o brasileiro Washington Olivetto, o sueco Linus Karlsson e o indiano Prasoon Joshi.
Até a formação da Commonwealth, a Goodby estava com a conta de criação da Chevrolet nos Estados Unidos e a McCann na maioria dos demais mercados, incluindo México, Canadá, Brasil, Índia, Japão e China. De acordo com informações de fontes ligadas à General Motors no Brasil, a parte da conta de varejo continuará sendo atendida pela Salles Chemistri, controlada pela Publicis.