Chivas 18 by Pininfarina é o lançamento, em edições limitadas, da famosa marca de uísque. A parceria com uma das maiores referências do design mundial, cujos traços inconfundíveis são vistos e admirados há décadas em carrocerias de ícones como a Ferrari e a Maserati, foi firmada com o próprio Paolo Pininfarina, engenheiro e designer italiano hoje à frente da empresa que leva o sobrenome da família. Serão 1.050 peças com apenas a garrafa da bebida e outras 110 que vêm também com um copo, em pontos de vendas limitados a partir do dia 1º de julho.
Segundo Nadia Léauté Legrix, gerente de marketing de Chivas, o objetivo da marca é aumentar sua consideração com seu público-alvo, formado principalmente por homens com mais de 25 anos. “Queríamos ir além do tradicional filme de 30 segundos na TV. Até porque o consumidor, hoje, busca mais do que uma comunicação unilateral. Ele quer experiências”, diz.
Para isso, a versão ultrapremium de Chivas Regal tem como um dos pilares a participação na Casa Cor, maior evento de arquitetura e decoração da América Latina e que se inicia nesta terça-feira (28), no Jockey Club de São Paulo. Antes, porém, houve um evento com a presença do próprio Paolo, além de diversos formadores de opinião, a maioria ligada ao mundo do design. “Existem valores comuns entre as duas marcas. Entre eles, o fato de que ambas procuram criar seus produtos de forma atenta aos mínimos detalhes”, afirma Nadia.
Uma segunda fase desse plano de comunicação, que deverá durar cinco meses, teve como objetivo gerar conteúdo. A marca esteve presente na Apas – um dos maiores eventos supermercadistas do mundo –, em São Paulo, durante o mês de maio, para apresentar aos seus clientes as edições limitadas. “Quando a nossa equipe comercial abriu as vendas para o varejo já criou uma lista de espera. Na Apas pudemos gerar conteúdo para nosso target e sustentar a comunicação do produto”, explica Nadia.
A executiva considera, porém, a participação na Casa Cor como um dos pontos altos desta comunicação. “Teremos um espaço proprietário onde poderemos representar o life style da marca, para um público que tem potencial para ser consumidor do produto. E lá, durante os 51 dias da Casa Cor, teremos diversos eventos, dicas de como harmonizar Chivas com comida, drinques especiais, além de dois dias onde faremos uma venda exclusiva às pessoas que estiverem por lá”, ressalta.
A próxima fase da comunicação se inicia na época em que Chivas 18 by Pininfarina começa a ser comercializado e inclui displays especiais em algumas lojas do Pão de Açúcar e anúncios de mídia impressa nas principais revistas do país. Segundo Nadia, o Brasil foi escolhido como um dos países pilotos para este lançamento. “Tanto que o Paolo Pininfarina só veio participar das ações de lançamentos em dois locais – São Paulo e Nova York”.