Nesta sexta-feira (17) é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem e o Brasil tem motivos para celebrar a data. Na última semana o Aplicativo Cataki venceu o Chivas Venture 2019. A marca de uísques de luxo da Pernod Ricard premia, todos os anos, ideias que impactam positivamente as vidas das pessoas.
Como premiação do concurso, o Cataki vai receber US$ 50 mil e o valor será integralmente investido no projeto, que faz um match entre quem quer reciclar (empresas, poder público e residências) e catadores, que já fazem esse tipo de serviço.
Este ano, o concurso contou com 20 empreendedores de todo o mundo. A final foi em Amsterdam e todos competiram por uma parcela do financiamento total de US$1 milhão da marca.
O Cataki é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade e promover a sua autoestima.
Surreal
Em abril, a marca de uísques patrocinou a Festa Surreal, que aconteceu em Brasília. (relembre aqui).
O evento tem o selo Lixo Zero e consegue reciclar até 90% do resíduo gerado pelos participantes. A festa contou com o serviço dos recicladores em tempo real e montou uma exposição chamando a atenção para o tema.
“Aqui nós temos um espaço do evento para falar só sobre sustentabilidade, nós temos aqui a Coobras, que é a cooperativa de catadores que atende este evento e eles foram contratados para prestar este serviço. Eles estão aqui sendo dignificados como profissionais para fazer um trabalho competente que só eles entendem do assunto”, aponta Thainy Bressan do Instituto Lixo Zero.
“Este evento se propõe a não ser só mais uma festa, quer ser uma plataforma de mudança cultural e conscientização das pessoas. Uma coisa que estaria nos bastidores e ninguém conseguiria ver e se a gente conseguir mostrar isso para as pessoas e tentar mudar esse mindset, a gente já conquistou nosso trabalho hoje”, finaliza.