Um estudo elaborado pela agência Artplan em parceria com a Ideia Consumer Insights revela o potencial de consumo existente nas cidades do interior do Brasil. O projeto “Cidades Descobertas”, que apresenta os resultados em uma plataforma digital, aponta que 95% dos municípios brasileiros possuem menos de 100 mil habitantes. Além disso, 45% da população brasileira e 30% do PIB estão concentrados em cidades com este perfil.

A pesquisa também apresenta perfis e anseios das pessoas que vivem no interior. O primeiro deles é que a maioria dos moradores de cidades pequenas não querem mudar de lugar. Eles avaliam que as cidades onde residem têm alto grau de qualidade de vida, valorizam o fato de estarem perto da família, e acreditam que estas são qualidades da cidade que os fazem permanecer onde hoje residem.

Por outro lado, os interioranos acreditam que suas cidades podem melhorar. Embora estejam satisfeitos por viver longe do caos dos grandes centros, a falta de opções de compra, cultura e lazer é uma característica presente em quase todos os locais visitados e uma ânsia frequente dos habitantes. O levantamento avalia que somente 3% das cidades possuem shopping centers e apenas 7% delas tem salas de cinema.

Já a terceira descoberta aborda o poder da propaganda ‘boca a boca’, quando as pessoas conhecidas se tornam grandes influenciadoras para o consumo. A relação de confiança pode tornar um encontro entre amigos numa reunião de ‘negócio’. Segundo o especialista Dr. Mauro Osório, professor de Direito da UFRJ que esteve envolvido no projeto, “a primeira questão da transação são as relações de confiança. Se você tem em cidades menores pessoas que moram mais perto do trabalho, onde você esteja estabelecendo relações de confiança maior, gera-se uma maior produtividade”.

O quarto ponto descoberto se refere a vontade dos jovens de estudar sem sair da própria cidade, já que a porcentagem destes municípios que possuem ensino superior é de apenas 36%. Enquanto nas unidades médias e grandes o nível de alfabetização está entre 93% e 94%, nas cidades pequenas (com menos de 100 mil habitantes) o nível de alfabetização é de 85%.

E a última descoberta mostra que a relação dessas pessoas com a web é cada vez mais plena e frequente. Cerca de 84% dos moradores das cidades com menos de 100 mil habitantes tem acesso à internet, porcentagem maior aquela dos que possuem telefone: 78%. Além de estarem online, os habitantes estão ávidos por novidades, e utilizam a rede como fonte de informação, comunicação e consumo.

“A ideia da Artplan nasce da constatação da imensa importância e participação das cidades com menos de 100 mil habitantes no universo de municípios brasileiros. Por isso identificamos uma necessidade de entender melhor as características desta grande parcela da população e identificar oportunidades para os nossos clientes”, reforça Marco Antonio Viera Souto, VP de Planejamento da Artplan e idealizador do projeto.

O projeto percorreu mais de 18 mil quilômetros durante 30 dias e envolveu mais de 16 profissionais entre pesquisadores, planejadores, criativos, designers e produtores. A paisagem, a tranquilidade e o dia-a-dia das cidades visitadas foram documentadas em vídeo, produzido pela própria Artplan e disponibilizados no hotsite, com entrevistas in loco com moradores, comerciantes, especialistas como professores universitários, pesquisadores e autoridades locais de norte a sul do Brasil.

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