O publicitário José Eustachio, CEO da Talent e na agência há mais de 30 anos, desenvolveu projetos para empresas como Ipiranga, Banco Santander, Net, Alpargatas, Semp Toshiba, Tigre, Perdigão, Heineken Brasil, entre outras. Esteve à frente de campanhas que perpetuaram motes, como “Não é uma Brastemp”, “Ipiranga: apaixonados por carros” e “O mundo é dos Nets”. Durante o Arena do Marketing Folha/ESPM, realizado na última segunda-feira (17), Eustachio elencou cinco dicas básicas para quem está começando a carreira como publicitário.
1. Leia muito
“Para mim, o que fez diferença e me deu repertório foi a leitura. Leia de tudo e não limite-se apenas a temas relacionados à publicidade. Quando aprendemos sobre diversas coisas, expandimos nossa criatividade”.
2. Goste de pessoas
“Goste de pessoas. Goste de gente. O que te encanta no outro? O que ele pode te revelar? Quando contratamos um profissional, estamos contratando uma pessoa, acima de tudo. Se você não gostar de pessoas, não tem como realizar um bom trabalho. É preciso lidar bem com a vaidade dos publicitários”.
3. Seja curioso
“Seja curioso. Descubra o porquê das coisas, de onde elas vêm e para onde vão. Esta é uma característica indispensável”.
4. Mantenha-se atualizado
“Mantenha-se atualizado. Precisamos estudar todos os dias e aprender alguma coisa nova o tempo todo. As pessoas acham que depois da faculdade, não precisam mais estudar. O diferencial está no quanto você busca aprender”.
5. Seja ético
“Eu acredito que a natureza humana é boa e ética. Esses escândalos que estão acontecendo no nosso país não podem generalizar a população. Precisamos ser éticos em tudo que fazemos e olhar as coisas pelo lado bom”.