O brasileiro Anselmo Ramos, cofundador e presidente de criação da GUT, deu cinco insights sobre publicidade. Os ensinamentos foram baseados no segundo dia de Lions Live, a versão virtual do Festival Cannes Lions, ocorrido nesta terça-feira (20). Confira a seguir:
1 – Mantenha-se humano
“Essa pandemia global é uma bosta, obviamente. Mas há uma coisa boa disso tudo: humanidade”, reflete o brasileiro que tem no currículo sete prêmios Grand Prix do Cannes Lions e mais de 200 Leões no total.
“Porque não poderíamos estar juntos, tivemos que criar uma forte conexão emocional com nossos times”, explica Ramos.
Para ele, é preciso expandir esse pensamento para os heads das agências. “Nós como líderes – e todo mundo – temos que reconhecer o fato que não sabemos de nada, não temos todas as respostas, e isso é ok”, afirma parafraseando o roteirista William Goldman e mencionando que, antes da pandemia, muitos dos líderes não se atentavam ao fato de que seus colaboradores tinham uma vida fora da agência, com filhos, gatos, cachorros “e iguanas”.
“Mesmo que achemos uma vacina, espero que nós mantenhamos essa humanidade”, conclui.
2 – Use a criatividade para moldar o mundo ao seu redor
Para Anselmo Ramos, a criatividade para o bem nunca foi tão necessária. Citando cases exibidos durante o Lions Live, como a campanha The Uncensored Playlist da organização Repórteres Sem Fronteiras Alemanha (Reporter ohne Grenzen), que usou a música como um espaço para compartilhar notícias censuradas em países onde a liberdade de expressão está sob ataque, o criativo refletiu sobre o tema.
“Criatividade pode ajudar a abrir mentes e olhos”, afirma. “Encontre um problema que você se importe ou um cliente que se posicione para a coisa certa e crie algo significativo”, aconselha.
3 – Seja um pentelho
“Hoje, está claro como é difícil trazer essas boas ideias para a luz. As melhores ideias são as mais difíceis de trazer para a luz porque elas são feitas, geralmente, pela primeira vez”, explica o cofundador da GUT.
Para Ramos, as melhores ideias darão mais trabalho. Por isso, é “preciso ser um pentelho”. “Não será fácil. Haverá tempos de agonia e desespero. Talvez você tenha que forçar o cliente. É preciso ser resiliente. Muitas vezes, você precisará ter seu advogado no speed dial, mas tudo vai valer a pena”, conclui.
Para finalizar, Ramos cita o “filósofo belga” Jean-Claude Van Damme: “Retroceder Nunca, Render-se Jamais”.
4 – Pare de pensar demais e faça mais
Outro conselho do criativo é “não pense demais”.
“Criatividade é um negócio duro, ideias não são tangíveis, são subjetivas, todo criativo é inseguro por natureza, todos temos a síndrome de impostor, não sabemos se a próxima grande ideia será a última… A chave é parar de pensar muito e fazer mais”, reflete.
“Quanto mais ideias você tiver, mais ideias virão até você”, ensina. “Transforme-se num fazedor e não num pensador”.
5 – É tudo sobre craft
Ramos explica que é preciso lembrar-se da importância do craft, algo que poderia ser traduzido como o esmero pelas coisas.
“O melhor exemplo é a campanha do The New York Times”, exemplifica mencionando o case “The Truth is Worth It”, da Droga5.
“Todos amamos ideias, mas craft é tudo”, afirma Ramos. O criativo cita uma frase famosa – e engraçada – de John Hegarty: “Publicidade é 80% ideia e 80% execução”.
“Encontre tempo para o craft. Crie uma cultura que valorize isso”, finaliza.