O faturamento nos cinemas brasileiros aumentou em 2015: foram mais de R$ 1,4 bilhão arrecadados no primeiro semestre ante R$ 1,2 bilhão no mesmo período de 2014. Em relação ao público, o crescimento foi de 16,73% nos seis primeiros meses do ano, o que representa mais de 93 milhões de pessoas frequentando as salas de cinema de todo o Brasil, segundo dados do Instituto Rentrak. A veiculação de publicidade no meio, consequentemente, ganha holofotes.
Na Flix Media, empresa responsável pela comercialização de publicidade para o mercado de entretenimento que detém exclusividade de distribuição para as redes Cinemark, Kinoplex e Cinesystem, a cobertura se resume a 136 cinemas de 58 cidades, em 23 estados, em um total de 911 salas atendidas. O crescimento no número de investimentos em publicidade e ativações é de dois dígitos. “O cinema anda na contramão da crise, pois ainda é uma diversão, um entretenimento mais barato do que uma viagem, por exemplo. As pessoas estão mais ávidas por cultura, se permitindo mais e o cinema surge como essa porta de entrada”, avalia André Almeida, diretor-comercial da Flix Media.
Nesse contexto, as marcas aproveitam um índice de dispersão menor que de outras mídias para conversar com o público em um momento diferente – seja na tela, em ativações na sala ou até mesmo fora do cinema. “A coisa mais difícil hoje de conseguir é o tempo e a atenção das pessoas. Quando a pessoa está dentro de uma sala de cinema, tem a sua frente uma tela grande, um som muito alto e iluminação favorável para reter atenção. Fora isso, cinema é uma mídia que o público vai ao encontro dela”, defende.
Dados de bilheteria deste ano mostram que “Os Vingadores 2” já teve um público de mais de 10 milhões de pessoas e “Velozes & Furiosos 7”, mais de 9,7 milhões de tickets vendidos em todo o Brasil. “Minions” já ultrapassou a marca de 8,7 milhões de espectadores e o fenômeno “Cinquenta Tons de Cinza” atingiu mais de 6,5 milhões de tickets vendidos, enquanto “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” já passa de 6,2 milhões de espectadores. Esses filmes, todos lançados em 2015, já superaram o principal título de 2014, “A Culpa é das Estrelas”, que teve um público de mais de 6,2 milhões. A previsão, segundo o executivo, é de um crescimento de 15% em audiência no mercado nacional de cinema, que ultrapassará a casa dos 180 milhões de tickets vendidos até o fim do ano.
Campanha
A ONU e a SAWA (Associação Mundial de Publicidade em Cinema) acabam de lançar a primeira campanha mundial da história do cinema com o objetivo de divulgar as metas globais para salvar o planeta. O anúncio será exibido em cinemas de mais de 35 países e, no Brasil, a Flix Media levará o filme da ONU para as salas da Cinemark, Cinesystem e Kinoplex. Intitulada #WeHaveaPlan, a ação convida o público a conhecer uma série de metas ambiciosas com o intuito de, até 2030, acabar com a pobreza, combater as desigualdades sociais e as alterações climáticas do planeta.