Uma nova plataforma para comercialização de propriedades de mídia em cinemas, voltada para agências e anunciantes, pode aumentar a participação do meio no bolo publicitário, hoje estagnada em 0,3%. Lançada há um ano pelo Cinemark, a Flix Media é uma empresa de mídia que vende mais que o break comercial e pode alavancar os investimentos no meio. A plataforma que comercializa permite desde a personalização de salas com marcas e seus produtos até a concessão de naming rights para complexos. Uma dessas transações foi realizada com o Bradesco, que adquiriu os direitos de nome do cinema do Cidade Jardim, shopping de luxo na capital paulista.
Há opções mais simples. A plataforma de mídia também inclui propriedades de branded placement, como barras elásticas de formação de fila, videowalls instalados na bomboniére dos cinemas e sinalização do ambiente. Também há ações de relacionamento, de branding e de ativação. Além do Bradesco, a Vivo e a Coca-Cola são algumas das marcas que utilizam a plataforma. As propriedades não são vendidas separadamente, afirma a empresa.
De acordo com Ari Martire, diretor comercial da Flix Media, o cinema tem crescido no Brasil, mas sua participação no bolo publicitário é a mesma nos últimos anos, estimada em R$ 948 milhões, segundo números do Mídia Dados. “A FlixMedia foi criada em um momento de estagnação de mídia no cinema. Há o crescimento de bilheteria, a consolidação de filmes no mercado nacional e a abertura de novas salas, mas a participação do cinema no bolo não acompanha”, aponta. “O Cinemark notou esse cenário e decidiu estimular e desenvolver o mercado de mídia no cinema. O principal objetivo é aumentar a sua participação no bolo publicitário e, sobretudo, ganhar relevância de share. Em nossa visão, em cinco anos queremos estar entre 0,8 e 1% do bolo publicitário”, afirma.
A unidade de negócio é gerenciada de forma independente porque irá trabalhar também com outros exibidores além do Cinemark. Sua rede é de 464 de salas comercializadas e a meta é dobrar esse número no próximo ano, quando novos contratos forem fechados.
Conteúdo
Para aproveitar a convergência entre conteúdo e publicidade, a empresa lançou um novo formato de mídia chamado Flix Channel, disponibilizado para agências e anunciantes. Marcas podem comprar espaços de até dois minutos, que são exibidos antes dos filmes, para associar suas marcas. Entre os casos bem-sucedidos do novo canal está a ação da Natura para a sua linha de cabelos Plants, desenvolvida em parceria com as agências Taterka e ID/TBWA.
De acordo com a Retrank, empresa que mede bilheterias no mundo todo, 141 milhões de pessoas passaram pelas salas de cinema do país. O cinema brasileiro está em alta, aponta ela. O mercado nacional cresceu 20,86% em bilheteria e 10,67% em público no primeiro semestre do ano.
Filmes atraem marcas
O lançamento de filmes, especialmente de blockbusters, tem chamado a atenção das marcas para investir em cinema. Entre os cases do serviço Flix Channel, estão ações para estréias recentes, como a “Era do Gelo 4” e “O Espetacular Homem-Aranha”. A Sony Xperia aproveitou o lançamento do filme do super-herói para veicular, durante quatro semanas, uma série de entrevistas com o diretor e o elenco da super produção.
Para a animação, o making of da dublagem, com a participação dos atores Márcio Garcia, Tadeu Mello, Diogo Villela e Vinicius Nascimento, foi veiculado nas salas de cinemas da Rede Cinemark, após uma parceria inédita entre Fox Film Brasil e a Flix Channel. O conteúdo teve apoio da Ovomaltine. E não são apenas marcas que estão utilizando o recurso. No início do ano, o grupo mineiro Skank optou por lançar seu clipe em 3D, “Presença”, em 47 complexos de cinema e inaugurou uma nova modalidade de patrocínio. A ação teve apoio da Fiat.
Além do interesse pelo lançamento de blockbusters, marcas têm apostado na combinação entre conteúdo e publicidade, aponta a empresa em seus cases. Na divulgação da linha Plants, no ano passado, a Natura convidou telespectadores que adquiriam o ingresso online a gravar uma mensagem de homenagem aos cabelos da esposa. Na sala de cinema, após o break comercial da marca, os espectadores eram surpreendidos com as mensagens gravadas. A ação teve forte repercussão na internet. O vídeo já teve 406.227 mil visualizações no Youtube e viralizou nas redes sociais.