O IVC (Instituto Verificador de Circulação) finalizou a aferição dos números referentes à circulação das revistas no ano passado. Como um todo, o meio apresentou alta de 0,3%, com destaque para as publicações mensais, conjunto que teve sua circulação aumentada em 1,4% em relação a 2010.
A periodicidade mensal é a que reúne o maior número de publicações filiadas ao IVC, 164, incidindo favoravelmente no balanço de circulação de revistas pagas auditadas. As semanais apresentaram declínio de 1,5% no período, enquanto as quinzenais tiveram o maior decréscimo: -8,4%. Divididas por forma de distribuição, as revistas vendidas via assinatura tiveram crescimento de 1,6%, enquanto as vendas avulsas caíram 1,2%.
Na análise do IVC, o mercado de revistas passa por um momento bastante dinâmico, com surgimento de novos títulos e descontinuidade de alguns antigos. A experimentação tem mostrado a exploração da segmentação por parte dos editores. Outro ponto relevante está nas versões digitais, disponíveis para a grande maioria das revistas, de acordo com a entidade – apesar de não serem auditadas. A previsão de contabilização dessas versões, porém, aponta, na visão do IVC, a um novo crescimento de circulação para 2012.