O Brasil tem um grupo de profissionais de criação para fortalecer e valorizar o talento feminino na criatividade publicitária e de conteúdo na indústria da comunicação brasileira, em busca de um mercado mais justo em oportunidades.
O Círculo de Criativas Brasil integra o Círculo de Criativas Latam, presente em outros países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai).
Ele será liderado por Adriana Cury, vice-presidente de criação da agência nova/sb, ex-vice-presidente da Ogilvy Brasil e ex-presidente da McCann-Erickson Brasil.
O projeto é uma teia de relacionamentos para promover diálogo, networking, informação, educação e troca de experiências, trazendo mais visibilidade para o talento feminino. “Estamos empenhadas em ganhar cada vez mais força internacionalmente, seja em termos de oportunidades de emprego para as profissionais que já estão no mercado ou para a capacitação de estudantes e novas criativas, inclusive oferecendo mentoring”, diz.
O grupo foi idealizado para transformar a mentalidade do mercado, fazendo com que empresas, headhunters, clientes e formadores de opinião entendam que mulheres e homens precisam se igualar em salários, oportunidades, liderança e em participação em júris de festivais.
Estão previstas trocas de informações, com convidadas abordando aspectos relacionados à carreira em todos os países onde o projeto atua. São coisas como a preparação do portfólio, como se comportar em uma entrevista, como avaliar uma proposta e como construir um plano de carreira, entre outros tópicos.
Há ainda temas como o reconhecimento das seniores creatives; a valorização das young creatives; a troca de experiências por chats, live streamings, webnars, workshops, palestras; promover parcerias com outros grupos que também valorizem o papel feminino em qualquer esfera no Brasil; criar um festival e um anuário de criativas; grupos de discussão sobre como transformar o mindset “men-oriented” do mercado; e campanhas de valorização do talento feminino.
O projeto iniciou na última segunda-feira (8). As primeiras atividades incluem um videocast de uma série. “Já que o Círculo está filiado ao Círculo Latam, achamos interessante começar o papo falando sobre carreira internacional e nacional, dando dicas e comentando sobre dificuldades, dores, alegrias, conquistas e tudo o que passamos pra chegar onde queremos”, comenta. Além de Adriana, participam Luciana Cani, diretora criativa na Saachi de Tokio, e Kelly Castillo, diretora de cinema, dona da Confeitaria Filmes.
A profissional reforça que a ideia é promover educação e informação, com troca de experiências. “Nosso Círculo é inclusivo, não importa idade, etnia ou orientação sexual. Também já conversei com a Laura Florence, do More Grls, para que a gente possa somar forças, sempre que necessário. A ideia é colaborar, não competir. Estamos bem no começo, vamos realizando as coisas passo a passo. Queremos nos unir pra atingir objetivos em relação ao posicionamento das criativas no mercado, sejam elas da área criativa das agências, de conteúdo, designers, ilustradoras, diretoras de cinema, fotógrafas e da área de produção audiovisual. O site está ainda em construção. Vamos avisando nossas seguidoras”, acrescenta, sobre o @circulodecriativasbrasil.
Adriana foi convidada pela equipe do Chile, em nome do Círculo Latam, e a princípio ficou resistente.
“Mas seria uma ótima oportunidade de devolver um pouco de tudo o que o mercado me deu até aqui. Acho que sou uma das poucas criativas que chegaram ao cargo máximo de liderança numa agência. A presidência da McCann e a participação no board mundial de criativos da McCann Worldwide, com 13 pessoas apenas, me ensinaram muita coisa sobre como ser mulher num mercado ainda eminentemente masculino e como ser respeitada por meio da seriedade e de um trabalho competente. Sinto-me feliz e honrada com a possibilidade de construir algo que seja útil. Conto com a participação de todas!”