Acelerar o crescimento da publicidade móvel no Brasil. É esse um dos objetivos da Claro com o Ad Display, uma plataforma própria capaz de enviar anúncios com conteúdo multimídia que abrem diretamente na tela do smartphone dos consumidores. Desenvolvido em parceria com a Imagination Unwired, este é considerado um formato inovador de publicidade mobile, em que é possível incluir imagens, vídeos e o acesso direto para a instalação de aplicativos. A plataforma, que já está funcionando na rede da Claro com anúncios de seus produtos e serviços, está disponível também para o mercado.
“A gente já vem trabalhando com formatos de mobile advertising há alguns anos, já que um dos nossos objetivos é que esse mercado cresça no Brasil”, afirma Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da América Móvil Brasil para o mercado pessoal.
Ainda de acordo com o executivo, esse será o canal de marketing do futuro. “A Claro aposta nessa tendência e acredita que o serviço vai trazer maior engajamento dos anunciantes com seu público pelo smartphone. A ideia é que, com a nova plataforma, as marcas consigam até segmentar seus anúncios de acordo com o perfil de usuário, como já ocorre nas redes sociais”, explica.
Outro fato destacado por Vidigal diz respeito à taxa de conversão do Ad Display. “Este novo formato trará uma taxa de conversão muito mais alta se comparado aos meios atuais de mobile advertising disponíveis no mercado brasileiro”, afirma.
As mensagens publicitárias impactarão somente a base de clientes Claro, que hoje representa um universo de 65 milhões de usuários, em todas as modalidades: controle, pós e pré-pago, e que fazem o uso de smartphones Android navegando nas redes 3G e 4G da operadora. Os anúncios aparecem somente após autorização prévia do cliente e não descontarão do pacote de dados.
Além do Ad Display, a operadora de telefonia móvel ainda conta com outras plataformas, como a de dados patrocinados, como explica Rodrigo Vidigal, nas quais o tráfico de dados não é cobrado do cliente.