Claro, Embratel e NET, patrocinadores oficiais de serviços de telecomunicações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, anunciaram nesta quarta-feira (8) a infraestrutura que será disponibilizada, uma vez que as marcas são responsáveis por todos os serviços de telecomunicações de suporte ao maior evento esportivo do mundo.

Ao longo dos últimos três anos, o Grupo América Móvil investiu R$ 30 bilhões no Brasil. Uma parte desse montante foi direcionada para a infraestrutura dos Jogos, que ficará de legado para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Para atender à demanda dos Jogos Rio 2016, será utilizada toda a infraestrutura instalada pelo grupo no país:  mais de 181 mil quilômetros de cabos ópticos, 17 mil quilômetros de cabos submarinos, 17 mil ERBs (Estações Rádio Base de Telefonia Móvel), 8 satélites em órbita e 5 data centers. 

A base de telecomunicações do Rio 2016 será o Backbone Olímpico Embratel,  rede com mais de 370 quilômetros de fibras ópticas, triplamente redundante, para garantir a alta disponibilidade na transmissão de dados dos jogos. A rede olímpica terá velocidade de 40 Gigabits por segundo, conectando mais de 60 mil pontos de acesso à rede, distribuídos em mais de 100 venues (locais relacionados ao evento, de competição ou apoio). A Embratel fornecerá, ainda, a rede de fibra óptica que captará os sinais de vídeo de todas as competições esportivas do Rio 2016, nos distintos locais onde se realizam, entregando-os ao centro de transmissão IBC – International Broadcast Centre – de onde sairão imagens para aproximadamente 5 bilhões de telespectadores de 200 países. Serão mais de 7 mil horas de transmissão geradas pela Olympic Broadcasting Services, para atender todas as emissoras detentoras de direitos ao redor do mundo.

 Toda a gestão da rede e dos serviços será feita a partir do Technology Operational Center (TOC), projetado para funcionar 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Cerca de 3 mil profissionais da Claro, Embratel e NET atuarão durante  o evento, 50% deles de forma dedicada. O site oficial dos Jogos Rio 2016, o Portal dos Voluntários e o Site de Vendas de Ingressos estão hospedados nos Data Centers da Embratel. A estimativa é de cerca de 8 milhões de ingressos comercializados através da plataforma online.

Para ampliar a cobertura de rede móvel da Claro, foram instaladas 97 novas estações de transmissão 3G e 4G, para suportar o aumento do uso de celulares no evento. Serão fornecidas também 20 mil linhas de telefonia móvel (voz e dados) para atender à “família olímpica” e a organização dos Jogos Rio 2016.

A NET disponibilizará ainda 12 mil pontos de TV por Assinatura, 10 mil linhas de telefonia fixa e 8 mil pontos de acesso wifi espalhados pela cidade, Vila Olímpica e locais de competição. Os serviços fornecidos pelo grupo atenderão todo o público envolvido no evento. Além dos torcedores, são cerca de 50 mil voluntários, mais de 10 mil atletas e comitivas de aproximadamente 200 países, além de 25 mil jornalistas.

As marcas também terão um Live Site de 300 m2 instalado no Parque Olímpico, um espaço aberto para receber os mais de 40 mil visitantes esperados do mundo todo. Por meio de ações de relacionamento, o Live Site irá proporcionar a interação do público com produtos e atletas patrocinados pelo grupo.