Meirelles: entender a nova classe média hoje é entender a classe A e B de amanhã“O interior, a nova classe média e o mercado de TV por assinatura”. Esse foi o tema da pesquisa apresentada por Renato Meirelles, sócio-diretor do Datapopular, durante a 11ª edição do Expo e Congresso NeoTV, que começou nesta terça-feira (23), em São Paulo. Segundo o executivo, o objetivo da pesquisa foi abordar, de forma mais aprofundada, as mudanças que vem acontecendo no país e mostrar quem são os verdadeiros protagonistas.

 

Para Meirelles, entre os diferenciais do estudo está a constatação de que dois agentes foram responsáveis pela maioria das transformações. “Um deles é a tão falada classe media e o outro é o consumidor do interior, que tem crescido mais do que do restante do pais”. Ele destacou que, de acordo com o levantamento, essa parcela da população tem impulsionado todo o consumo, incluindo o de TV por assinatura.

Outro dado importante da pesquisa, segundo o executivo, são as classes A e B, que também cresceram nos últimos anos, cerca de 7%, e devem crescer o dobro do volume nos próximos dez. Para ele, um ponto importante que precisa ser observado é que, nos próximos anos, os consumidores das classes mais altas terão mais renda para consumir, mas o modo de pensar será o mesmo da C, já que são emergentes. “Por isso, entender a nova classe média hoje é entender a classe A e B de amanhã”, ressaltou.

Meirelles lembrou também a constatação do levantamento de que a classe média cresceu mais no interior do Brasil do que nas capitais. “Para se ter uma ideia, de cada dez brasileiros da classe media, seis são do interior”. Outro ponto detectado pela pesquisa é que o crescimento da renda dos últimos anos permitiu a ampliação e a diversificação do consumo da classe média brasileira. Segundo o estudo, essa parcela da população já representa 51% dos consumidores de internet e 45% dos assinantes de TV por assinatura.