A veiculação de campanhas na mídia exterior no Brasil ganhou um novo recurso real time para tornar a comunicação mais efetiva. A tecnologia passa a ser ofertada pela Clear Channel em parceria com a Hands Mobile.
A solução Smart Audience promete aprofundar o nível de segmentação e personalização das campanhas, direcionando os conteúdos exibidos no mobiliário urbano de acordo com a audiência que circula naquele local e naquele momento.
A ferramenta é uma adaptação do sistema Dynamic Creative Optimization (DCO), nativamente digital, que entrega a comunicação correta de acordo com quem é impactado, para o digital out of home (DOOH). O nível de segmentação vai desde informações contextuais até o perfil sociodemográfico e comportamental do público.
Vale lembrar que as informações coletadas dos dispositivos móveis são anônimas, ou seja, a privacidade do usuário é preservada. Os dados são concentrados de forma coletiva, agregada em clusters de comportamento, e integradas às telas digitais nas ruas, favorecendo uma comunicação mais assertiva.
A partir desses perfis, a base mobile é classificada usando diferentes fatores, como classe social, idade, lugares que frequentam, deslocamento na cidade, entre outros. Ao iniciar a campanha nas telas digitais da cidade, cada ponto exibirá uma arte diferente de acordo com a audiência ao seu redor naquele momento. Todos os dados coletados são anonimizados com o consentimento dos usuários, como previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“O Smart Audience é indicado a todos os tipos de anunciantes, independentemente da variedade de ofertas ou segmento. É um caminho natural do nosso meio. Com as telas conectadas, o uso de dados externos atualizados em tempo real deixará a comunicação sempre relevante. Além de usar a localização e informações contextuais, agora, o perfil da audiência também determina a mensagem na mídia OOH em tempo real”, explica André Colmenero, especialista de Produtos e Desenvolvimento de Negócios Digitais da Clear Channel.
“Com os dados móveis, a mídia OOH acrescenta a assertividade da mídia digital à sua eficiência. É quase um OOH programático, já que ele ganha a inteligência em tempo real e a capacidade de segmentar audiências, mudando os criativos no momento correto, para o perfil de cliente certo”, afirma João Pedro Ribeiro do Val, head de Novos Negócios da Hands Mobile.