Investir em tecnologia, nas palavras do executivo Tom Motmans, CEO da Clear Channel no mercado brasileiro, sempre esteve no topo de prioridades da empresa. Segundo ele, com o processo de digitalização das telas, o negócio de mídia out of home conseguiu se reinventar.
“Com digitalização, dados e outras tecnologias, surgiu um novo mundo de integração bem próximo ao ambiente online, porém nas ruas. Promovemos maior dinamismo, conexão e comunicação mais alinhada entre marcas e a população”, esclarece Tom, que destaca o lançamento em 2020 da solução Smart Audience que substituiu o DCO (Dynamic Creative Optimization), que garantiu assertividade às suas ofertas.
A pauta de tecnologia foi reforçada este ano com o lançamento global do sistema LaunchPAD, que conecta SSPs (supply-side plataforms) às DSPs (demand side plataforms). “Elas fortalecem nossas soluções tecnológicas para planejamento de campanhas publicitárias com oferta de mídia programática no digital out of home (DOOH). Totalmente dinâmico, o sistema reúne as principais qualidades das ferramentas de planejamento de mídia existentes e flexibiliza a criação de estratégias para campanhas omnichannel, tática que vem trazendo ótimos resultados em níveis de engajamento, ROI e awareness quando comparadas com ações voltadas apenas ao digital. Os conteúdos exibidos também podem ser direcionados para audiências específicas, melhorando a gestão, coordenação e precisão das campanhas”, ele explica.
A gestão de dados combinada à tecnologia é o futuro do OOH na visão de Tom. “E comprova que veículos de massa também podem ser segmentados. A mídia OOH não é apenas complemento. Ela já se mostrou capaz de criar outras camadas de segmentações. A médio e longo prazos, nossas perspectivas vão muito além em relação aos dados para munir nossos anunciantes com informações sobre a audiência. Além do mobile, a chegada do 5G vai normalizar o conceito de internet das coisas e veremos um crescimento de novos devices, conteúdo sendo consumido e dados sendo gerados”, pondera o CEO da Clear Channel.
A modernização trouxe maior criatividade para os espaços billboard. E novas possibilidades, atributos e flexibilidade. “As marcas estão em busca de ações para ativar vendas e alavancar a retomada dos negócios. Caminhamos ao encontro dessa demanda oferecendo dados de audiência, ferramentas de mensuração e um mix nas nossas práticas de vendas, com destaque para a automação das compras. Abraçamos todas as oportunidades com a certeza de oferecer sempre as melhores possibilidade de integração entre marcas e consumidores. Os nossos formatos incluem mobiliário urbano (relógios digitais, totens e abrigos de ônibus), banca de jornais, outdoors e painéis”, elenca Tom.
Com operação no Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Porto Alegre, a Clear Channel tem portfólio composto por mais de quatro mil faces e está com fôlego para expansão. “Estamos presentes em 22 países. Contamos com portfólio composto por mais de 450 mil telas, além de 13,5 mil displays digitais e mais de 1,2 mil outdoors digitais em 28 mercados dos Estados Unidos. Entramos confiantes em 2021 e agora, no segundo semestre, com o avanço da vacinação e a volta à normalidade, buscamos colher os frutos dos investimentos feitos, durante 2019 e 2020, nas cidades de Porto Alegre e Curitiba, e continuar inovando onde já temos nossa presença consolidada, como no Rio de Janeiro”, finaliza.