IT Forum Praia do Forte debate o futuro dos negócios na era da IA

Em sua 35ª edição, o evento reuniu 160 CIOs para debater o tema 'O poder do ecossistema: quem não conecta, não cresce'
IT Forum Praia do Forte 2026 foi realizado no resort Iberostar Waves Praia do Forte, na Bahia _ (Foto: Alê Oliveira)

O IT Forum Praia do Forte, que chegou à sua 35ª edição, é considerado um dos principais eventos do setor de tecnologia no Brasil. Neste ano, reuniu 160 CIOs das principais empresas do país para discutir como a conexão entre pessoas, empresas e tecnologias pode impulsionar a transformação dos negócios.

Realizado de 19 a 23 de agosto, na Bahia, o encontro destacou a importância de conectar diferentes ecossistemas e avançar de uma lógica de conexão para a orquestração, conceito que ganhou espaço ao longo da programação, em um cenário marcado pelo avanço da Inteligência Artificial, por novos modelos de negócio e pela integração entre diferentes tecnologias.

‘Durante muito tempo, falar em transformação significava pensar em como uma empresa poderia usar melhor a tecnologia. Hoje, a questão é mais ampla: como fazemos diferentes tecnologias, pessoas e organizações trabalharem juntas para produzir um resultado que nenhuma delas conseguiria alcançar sozinha? É aí que entra a orquestração. Conectar é o primeiro passo; orquestrar é fazer essa conexão gerar valor’, afirma Adelson de Sousa, presidente e fundador do ecossistema Itaqui, idealizador do IT Forum.

Adelson de Sousa, presidente e fundador do ecossistema Itaqui, idealizador do IT Forum _ (Foto: PlayP)

A discussão sobre orquestração também se estendeu ao papel das próprias lideranças, diante de um cenário em que pessoas, tecnologias e diferentes agentes passam a participar cada vez mais dos processos de decisão e execução.

Principal palestrante da edição, Neil Redding, futurista de marcas como Visa, Nike e Apple por meio de sua consultoria Redding Futures, defendeu que o papel do líder está cada vez menos associado ao comando direto e mais à capacidade de criar as condições para que diferentes agentes atuem de forma coordenada. Para o near futurist, liderar, nesse contexto, é orquestrar: conectar competências, estimular a colaboração e direcionar esforços para um objetivo comum.

Palestra de Neil Redding, futurista de marcas como Visa, Nike e Apple _ (Foto: PlayP)

Ao longo da programação, outros debates aprofundaram os impactos da Inteligência Artificial sobre a infraestrutura, os negócios e a liderança.

Moderado por Miguel Petrilli, fundador do IT Forum e membro do conselho do Grupo Itaqui, o painel ‘Eficiência como estratégia: a nova infraestrutura da IA’ reuniu João Moressi Junior, CEO da Opah IT, que destacou que o desafio não está apenas na capacidade de processamento, mas na distância entre o conceito e a produção. André Ribeiro, country manager da Intel Brasil, projetou que, até 2028, a maior parte das cargas de IA será de inferência, ampliando a relevância das CPUs em determinados cenários.Já Cleber Morais, country manager da AWS Brasil, abordou a necessidade de qualificação das equipes e o compromisso da companhia de treinar um milhão de pessoas em nuvem no Brasil.

João Moressi Junior (CEO da Opah IT), Cleber Morais (Country Manager da AWS Brasil) e André Ribeiro (Country Manager da Intel Brasil). Moderação de Miguel Petrilli (fundador do IT Forum e membro do conselho do Grupo Itaqui) _ (Foto: Alê Oliveira)

Moderado por Déborah Oliveira, CCO e CMO do Itaqui, o painel ‘IA aplicada aos negócios. Da promessa ao P&L: quem já monetiza IA’, discutiu a relação entre tecnologia e resultado financeiro. Ricardo Kamel, CEO da HP Brasil, defendeu que o debate sobre IA não deve se limitar a custos e redução de pessoal. Marcio Aguiar, diretor da divisão enterprise da Nvidia para a América Latina, destacou a importância de desenvolver o mercado e a infraestrutura, enquanto Milena Leal, country manager do Google Cloud Brasil, reforçou a necessidade de partir de grandes desafios de digitalização para gerar impacto relevante.

Ricardo Kamel (CEO da HP Brasil), Milena Leal (Country Manager do Google Cloud Brasil) e Marcio Aguiar (diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina). Moderação de Déborah Oliveira (CCO e CMO do Itaqui) _ (Foto: Alê Oliveira)

Já o painel ‘Liderando em tempos de IA’, moderado por Gabriela Vicari, CEO do Instituto Itaqui, encerrou essa sequência de discussões colocando a liderança no centro das transformações provocadas pela tecnologia. ‘O maior erro é executar, em 2026, um bom plano de 2022’, resumiu Massimo Enea, presidente da Vtex Brasil B2B Solutions. Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, falou sobre a transformação do papel da liderança em um cenário no qual o conhecimento deixa de estar concentrado em uma única pessoa. Também participaram Mauricio Prado, general manager da monday.com para a América Latina, e Ana Carla Martins, head da Iron Mountain para a América Latina, que sintetizou o desafio da adoção da IA: ‘Com relação à IA, não freie. Mas também não deixe solto’.

Massimo Enea (presidente da Vtex Brasil B2B Solutions), Mauricio Prado (General Manager Latam da monday.com), Ana Carla Martins (Head da Iron Mountain para a América Latina) e Marcelo Braga (presidente da IBM Brasil). Moderação de Gabriela Vicari (CEO do Instituto Itaqui) _ (Foto: Alê Oliveira)

Sobre o IT Forum

O IT Forum é o principal ecossistema de tecnologia B2B focado em mídia, dados e eventos do Brasil e tem como missão conectar todo o setor de TI do País por meio de conteúdo, relacionamento e negócios. Fazem parte do hub eventos líderes no mercado, como o IT Forum Trancoso, o IT Forum Praia do Forte e o IT Forum Na Mata, que reúnem os principais CIOs das maiores empresas do País e CEOs da indústria de tecnologia.

Líder em pesquisas no segmento de TI, o IT Forum também é responsável pelo mais importante estudo do setor, o “Antes da TI, a Estratégia”, parte do IT Forum Inteligência, além das premiações “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” e “Executivo de TI do Ano”. O ecossistema também promove o IT Forum Mulheres e listas que destacam profissionais de referência nas áreas de TI, Marketing e RH.

Adelson de Sousa e Miguel Luiz Petrilli, sócios fundadores do IT Forum _ (Fotos: Murillo Mendes)
Gabriela Vicari , CEO do Instituto Itaqui, e Déborah Oliveira, CCO e CMO do Itaqui
Equipe Itaqui celebra a 35ª edição do IT Forum Praia do Forte 2026 _ (Foto: PlayP)
Alê Oliveira
Alê Oliveira
Editor de fotografia
aleoliveira@propmark.com.br

publicidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

publicidade

publicidade

Inscreva-se para receber as últimas atualizações

Fique por dentro das novidades do mercado publicitário