Nesta semana, o poder da internet mais uma vez mostrou sua força quando catalisado para uma boa ação. Usando o Twitter como principal plataforma, um consumidor formou uma corrente do bem com milhares de internautas, o perfil Razões para Acreditar e o iFood para localizar um entregador.

Corrente do bem nas redes sociais chegou até o iFood (Vinicius “amnx” Amano / Unsplash)

Na última terça-feira (1º), Gersínio Neto contou que pediu delivery de comida e recebeu a entrega em cerca de 30 minutos, mas que o entregador pediu desculpas pelo atraso. “Eu fiz um pedido hoje às 14:55 e às 15:29 meu interfone tocou pra eu receber meu almoço. Eu desci e encontrei o Vagner Oliveira, que a primeira coisa que fez foi me pedir desculpas pelo atraso. Aí eu já pensei: que atraso?”, escreveu.

Ao analisar o tempo, rota e condições que o item foi entregue, o consumidor notou que não fazia sentido o pedido de desculpas e se preocupou imediatamente com a situação do trabalhador. “Tipo, tinha levado pouco mais de 30 minutos entre o instante em que eu cliquei pedindo a comida e o momento em que meu interfone tocou. Mas ele continuou se explicando e me disse que tava de bike e não sabia porque tinham mandado pra ele essa rota de 7km. Pra completar, o caminho ainda passava pela Radial Leste, uma das avenidas mais movimentadas aqui de SP. Ou seja, o brother tinha acabado de: pedalar 7km, passando por uma avenida perigosa, em menos de 30 minutos, e ainda tinha me pedido desculpas por um atraso que nem existia”, escreveu numa sequência de mensagens na rede social.

Em seguida, ele soube que o rapaz estava em uma bicicleta alugada e decidiu ajudar o profissional doando uma bicicleta. “Ele me pediu o código de verificação e, pra completar a história, disse que precisava ir logo, porque tava numa daquelas bicicletas por tempo e o tempo já tinha expirado. A bicicleta nem era dele. Naquele momento eu fiquei sem reação e a única coisa que passou pela minha cabeça foi dizer que eu daria uma gorjeta pelo app, mas já subindo no elevador eu comecei a pensar que não sou rico, mas que poderia fazer um pouco mais por aquele rapaz”, disse.

Rapidamente a história se espalhou alcançando outras plataformas e foi publicada pelo perfil Razões para Acreditar, que compartilha exemplos e relatos inspiradores para mostrar que existem coisas boas.

Nesta quarta (2), o iFood entrou em contato com o consumidor e está, junto a equipe de Comunicação e Marketing, vendo como auxiliar. “Independentemente disso a notícia que todo mundo queria: Acabei de falar com o Vagner! Consegui o contato dele de outra forma e, pra completar, ele é baiano que nem eu! (moro em SP, mas sou da Bahia). Até hoje de noite a vaquinha sai!! Vou encontrar com o Vagner ainda hoje de tarde, acabei de combinar com ele. Continuem aqui!”, escreveu Gersínio.

O relato continua no perfil de Gersínio, que prometeu atualizar após encontro com o entregador. Até o fechamento desta não havia definição sobre a colaboração do iFood, mas pelo Twitter empresa se posicionou e explicou questões apontadas nos posts, como o fato da bicicleta ser alugada e a distância do pedido.