Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, está no Brasil nesta semana para uma série de atividades. Na manhã desta terça-feira (26) ele participou de uma palestra no Centro de Convenções da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. No encontro, promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo – representante oficial do festival no país – em parceria com a instituição, o executivo fez um balanço da edição do ano passado e falou sobre as novidades e perspectivas para este ano, quando o Cannes Lions, que acontece entre os dias 16 e 22 de junho na cidade da Riviera Francesa, chega à sua 60ª edição.
O foco da palestra de Thomas foi a criatividade. Segundo ele, tratava-se de algo exclusivo de grandes polos da publicidade mundial, como Brasil, Europa e Estados Unidos, no passado. Hoje, porém, a criatividade “vem de qualquer lugar”, disse ele, complementando que países como China, Romênia, Coreia do Sul e República Dominicana faturaram seus primeiros Grand Prix do festival nos últimos dois anos. Para Thomas, os países que sempre dominaram esse cenário criativo precisam olhar para trás e ver que há novos agentes os alcançando.
Thomas destacou também o papel dos anunciantes, que passaram a participar efetivamente do processo criativo, o que fez com que, em 2012, 25% dos delegados do Cannes Lions fossem ligados a essas empresas. Por isso, citou depoimentos de executivos globais de companhias como Coca-Cola, McDonald’s e P&G que trabalham diretamente com a publicidade, não apenas aprovando as criações das agências. O caso mais emblemático, porém, foi o do Google, que faturou um prêmio com uma criação própria. A gigante da tecnologia foi, inclusive, elogiada pelo executivo, uma vez que tem registrado ascensão em seu desempenho no festival – recebeu quatro leões em 2010, 22 em 2011 e 33 em 2012. “O Google é algo assustador”, disse.
O executivo relacionou a participação dos executivos no processo criativo e a exigência destes quanto ao trabalho das agências ao prestígio conferido aos trabalhos premiados em Cannes. Segundo ele, os Leões apenas satisfaziam e premiavam o publicitário por seu trabalho. Atualmente, porém, clientes contemplados no festival vendem mais.
Na noite desta terça-feira (26), Thomas participa de um novo encontro em torno do festival. Ele se reúne em um evento, também promovido pelo Estadão, com os jurados brasileiros já confirmados para o Cannes Lions 2013. Amanhã, no Rio de janeiro, o executivo repete a palestra realizada hoje na Faap para profissionais daquele mercado.