Principal anfitrião do evento, Clinton abriu os trabalhos da CGI, no Rio de Janeiro

 

Está a pleno vapor no Rio de Janeiro o Clinton Global Initiative (CGI), o primeiro realizado na América Latina. A essência do encontro, segundo discursou o ex-presidente americano Bill Clinton nesta segunda-feira (9), é analisar e discutir os desafios coletivos e levar empresas e organizações a se comprometerem a fazer algo a respeito. O CGI é uma das ações da Fundação Clinton – de Bill, Hillary & Chelsea Clinton – realizada desde 2005, promovendo encontros entre chefes de estado, CEOs, diretores de ONGs e filantropos para criar e implementar saídas para grandes questões do mundo.

Na primeira sessão de hoje, Clinton anunciou o primeiro compromisso coletivo, firmado por Mike Parker, CEO da Nike, com o projeto “Desenhado para o Movimento” (Designed to Move), que inclui o aporte de US$ 16 milhões para uma agenda de ações junto com outras nove empresas/instituições para  o desenvolvimento do esporte e o suporte ao ensino da educação física em escolas brasileiras. O anúncio foi feito junto a algumas personalidades como Celso Athaíde, da Cufa (Central Única de Favelas); Maristela Baioni, do PNUD (Programa das Nações Unidara o Desenvolvimento); Indio da Costa, secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; Suzana Moreira, Instituto Bola pra Frente, entre outros. Vários projetos de introdução e aprimoramento do esporte na vida de jovens brasileiros também estão programados. As demais empresas/instituições, além da Nike, que assinam o compromisso são Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil, Instituto Bola pra Frente, BMZ (Bundesministerium fúr wirtschaftliche Zusammenarbeit), Cufa, Caixa, Inter-American Development Bank (IDB), Natura, Secretaria Municial de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito junto representantes de várias delas como Celso Athaíde, da Cufa (Central Única de Favelas); Maristela Baioni, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); Indio da Costa, secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; Suzana Moreira, Instituto Bola pra Frente, entre outros.

Como parte do evento, Chelsea Clinton, vice-presidente da Clinton Foundation e filha de Bill Clinton, organizou no domingo (8) o Dia de Ação da Clinton Foundation, reunindo um grande grupo de pessoas para um dia de voluntariado. Desde o lançamento da Clinton Global Initiative em 2005, os membros da CGI já fizeram 616 compromissos em todo o mundo que impactam diretamente a região da América Latina. Mais de 250 desses compromissos foram criados especificamente para melhorar vidas na América Latina e têm orçamento estimado de US$ 4,6 bilhões de dólares (cálculo quando plenamente financiados e implementados). Na CGI América Latina os participantes farão novos Compromissos para Ação para avançar na resolução dos desafios já criados e de novos.

Coletivo

A Coca-Cola e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) anunciaram durante o Clinton Global Initiative Latin America (CGI) um aporte de US$ 16 milhões – cerca de R$ 36 milhões – para a expansão da plataforma Coletivo Coca-Cola, que existe desde 2009. Para o BID, o aporte se encaixa em uma de suas principais plataformas de atuação, que é a inserção de jovens na sociedade. O Coletivo é um projeto já forte realizado pela Coca-Cola, voltado para oferecer oportunidades econômicas para mulheres empreendedoras e jovens em comunidades de baixa renda, atuando em parceria com instituições locais para oferecer treinamento empresarial e capacitação profissional, empoderamento comunitário e acesso a mercados.

Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, explica que a ampliação da parceria com o BID é uma garantia para subir o patamar de qualidade dos processos do projeto. O compromisso com o BID está firmado até 2016. “Na primeira fase vamos focar em três áreas principalmente: Coletivo Varejo, Coletivo Reciclagem e Coletivo Empreendedorismo. Essas são as principais áreas que pretendemos aperfeiçoar num primeiro momento. Com a ajuda do BID, vamos subir de patamar”, disse, destacando ainda que, entre os objetivos, está levar o projeto para outros três países da América Latina, que não estão ainda definidos.

Uma equipe formada pelo Fumin (Fundo Multilateral de Investimentos), que faz parte do BID, e pelo Instituto Coca-Cola Brasil, irá trabalhar em conjunto para fomentar a formação profissional de jovens, ajudar mulheres a expandir negócios e fortalecer cooperativas de reciclagem. O novo modelo será implementado, de forma experimental, nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, que tem a Coca-Cola como patrocinadora.

Até o momento, o Coletivo conta com 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas. A expansão da plataforma é um passo decisivo para atingir a meta global “5by20”, que pretende empoderar economicamente cinco milhões de mulheres em toda a cadeia de valor da empresa até 2020. O Brasil é um dos quatro países líderes a adotar a iniciativa, ao lado da Índia, África do Sul e Filipinas, e é considerado uma referência no empoderamento econômico na América Latina.