O que aconteceu com Angelo Franzão em seus primeiros dias de Almap? Qual é o projeto vitorioso de Armando Ferrentini? O que o Luiz Lara nunca disse sobre conquista de contas? De que maneira Paulo Gregoraci se divertia trabalhando? Estas e outras histórias foram contadas no livro É o que parece!, editado pela Tag&Line e lançado no último dia 28, em São Paulo. Em 240 páginas, a obra reúne 65 casos narrados por alguns dos mais consagrados profissionais do mercado publicitário, da promoção, da produção, de veículos de comunicação, jornalistas e advogados. “Os autores são os próprios atores e os casos são contados em primeira pessoa. Mas, apesar da descontração, as histórias são verdadeiras”, explica o jornalista Antoninho Rossini, editor do livro.
O projeto é uma iniciativa do Clube dos 100 Amigos, que este ano comemora seu 20º aniversário. O grupo reúne profissionais de longa data do mercado, que periodicamente se encontram para almoços festivos em que, segundo os seus integrantes, os temas atuais são discutidos sem pressa e livre de qualquer compromisso. “As narrativas contam experiências vividas durante mais de cinco décadas, num dos períodos mais significativos da atividade publicitária no Brasil”, afirma Rossini. O jornalista conta ainda que o livro não tem a intenção de propor nenhum tratado de linguística e nem de literatura exemplar, mas sim trazer a emoção dos relatos de uma época especial do segmento.
Além dos casos diversos, a obra também revela a origem do Clube dos 100 Amigos e traz fatos importantes sobre o surgimento de entidades como Abap (Associação Brasileira de Propaganda), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), APP (Associação dos Profissionais da Propaganda) e outras. O prefácio foi escrito por Roberto Duailibi, fundador da DPZ ao lado de José Zaragoza e Francesc Petit. A produção contou com o apoio de entidades e empresas como Cenp, APP, Lew’Lara/TBWA, Rede Globo, Grupo de Mídia e Editora Referência.