O Clube Melissa, rede de franquias especializadas na venda de sapatos e acessórios de Melissa, comemora a marca de 180 lojas em todo Brasil. O projeto, que teve início em 2012, com 44 pontos de venda, é fruto de uma parceria com a Jelly, que já atuava no segmento de franquia, vendendo itens da Grendene.
Segundo Beatriz Borges, gerente de marketing do Clube Melissa, a estratégia adotada foi a de transformar os estabelecimentos em uma espécie de clube voltado para as “melisseiras”, como são chamadas as fãs da marca, oferecendo uma série de produtos e serviços exclusivos para quem fizesse parte do clube.
Os espaços também recebem intervenções de arte, moda e cultura. De acordo com Beatriz, dessa forma a empresa passou a se envolver e assumir cada vez mais a dianteira de movimentos que nasciam espontaneamente na internet por iniciativa dos fãs da marca.
Ela contou que o clube tem várias ações em datas comerciais como Dia das Mães, dos Namorados e Natal. Mas, fora desse calendário, também tem uma série de iniciativas diferenciadas. Como exemplo, ela citou o Tea Time, um evento, realizado em outubro, que comemora a chegada da primavera. Este ano, aconteceu uma oficina, comandada por Thalita Carvalho, blogueira do Casa de Colorir e apresentadora do quadro “Oficina da Thalita” do programa “Decora”, do GNT, que ensinou as consumidoras a fazerem coroas de flores.
Ela contou que os lançamentos das coleções também são bastante marcantes, como a Eat My Melissa, por exemplo. Para divulgar a novidade, a marca ofereceu uma bolsa exclusiva do Clube Melissa para quem comprasse um produto da nova coleção.
Outro destaque deste ano do Clube Melissa foi a transmissão via painel touch da inauguração, em outubro, da Galeria Melissa Londres, localizada em Covent Garden. Segundo a executiva “é o maior espaço da marca no mundo, com quase 400 metros quadrados, que conta com um design clean na parte interna com a arquitetura georgiana na parte externa”.
Para a executiva, o principal diferencial da marca é sempre propor ações que tenham identificação imediata com as consumidoras e isso faz com que o retorno seja sempre positivo. Beatriz contou que, desde que foi criado, o clube trouxe um grande aumento nas vendas e também contribuiu para a expansão da marca.
Ela lembrou que, em 2002, houve um reposicionamento da Melissa no mercado e a empresa passou a trabalhar com três pilares: design, arte e moda. De acordo com a executiva, os produtos hoje são essencialmente voltados para jovens e adultos. Atualmente, o público está entre 20 e 26 anos. Para o ano que vem, a meta é abrir mais 50 lojas em todo o Brasil.