Com 23 marcas, emissora celebra recorde de patrocinadores para um canal antes da estreia, durante cerimônia oficial de lançamento, realizado em São Paulo
O Hotel Grand Hyatt São Paulo foi palco para o lançamento oficial da CNBC no Brasil, nova emissora de jornalismo de negócios, idealizada por Douglas Tavolaro.
O evento realizado na noite de sexta-feira (1º), reuniu mais de mil convidados, incluindo líderes políticos, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas; o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; o ministro da Economia, Fernando Haddad, além de lideranças empresariais, representantes do mercado publicitário, personalidades da sociedade e jornalistas de toda parte do mundo.
A estreia será no dia 17 de novembro, um domingo. O lançamento será feito às 19h na plataforma digital da CNBC Brasil e às 20h na TV.
A emissora conta com 23 marcas fechadas, considerado um recorde de patrocinadores para um canal antes da estreia, sendo oito patrocinadores masters: Bradesco; Avenue; Toyota; Nomad; Itaú; B3; BRB e Senar.
E mais 15 apoiadoras: ArcelorMittal; GM; Be8; Ambipar; Totvs; Samsung; SoftBank; Vivo; Webull; Mitshubishi Motors; Abbott; BTG Pactual; MSC Cruzeiros; Pluxee e Uber.
Gilberto Corazza, vice-presidente comercial do Times Brasil | CNBC, nome oficial da operação brasileira, declarou:
'O mercado entendeu rapidamente o impacto da chegada do primeiro canal de informação de negócios do Brasil, com marca internacional. A CNBC no Brasil é um conteúdo no foco das agências de publicidade e pelas marcas que desejam um jornalismo de credibilidade e forte, além de uma programação de entretenimento inovadora inspirada no mundo dos negócios', afirmou Corazza.
Douglas Tavolaro, presidente e idealizador do Times Brasil | CNBC, abriu a cerimônia destacando a importância do canal no fortalecimento da informação de qualidade no Brasil: "Somos globais, acessíveis e livres. Não estamos ligados em nossa estrutura societária a qualquer grupo financeiro nem a qualquer empresa de lobby político. A independência é a razão da nossa credibilidade", afirmou Tavolaro.
Na sequencia foi exibido um vídeo com Deep Bagchee, presidente da CNBC Internacional, que revelou sua alegria com a chegada inédita da marca ao Brasil: "Estamos verdadeiramente entusiasmados em trazer a oferta única da CNBC para uma das maiores economias do mundo. O lançamento de hoje é reflexo de dedicação e paixão, e estamos orgulhosos da nossa parceria. Reconhecemos a importância de apresentar a história dos negócios globais com relevância local, e é através de parcerias como esta que ajudamos a moldar a experiência para o público ao redor do mundo. Parabéns ao Brasil".
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, subiu ao palco e afirmou: 'Trago os cumprimentos do Presidente Lula. No dia 18, o Brasil recebe representantes das maiores economias do mundo, o G20, e, no próximo ano, sediará a COP30. Este é um momento importante para o Brasil. Contra as “fakes news” e para evitar notícias falsas, é fundamental uma imprensa livre e com informações verdadeiras. Como dizia o escritor francês Victor Hugo: "O diâmetro da imprensa é o diâmetro da civilização".
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, mencionou o impacto positivo que a CNBC pode ter sobre a economia dos estados brasileiros e destacou: "Parabéns ao Douglas por tornar esse sonho real, por trazer esse canal relevante, que vai transformar um assunto muitas vezes árido em algo palatável, discutindo temas importantes como mudanças na nossa demografia, economia do conhecimento, inteligência artificial e como transformar nosso país. Esses temas, que nem sempre são fáceis, serão abordados com uma abordagem que alia conteúdo e entretenimento. É um gigante da comunicação que chega ao Brasil e a São Paulo, e todos já estão esperando o dia 17 chegar".
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância do canal para o atual momento do país: "É bom saber que uma empresa como essa escolheu o Brasil. Economistas e cidadãos serão agraciados com a chegada da CNBC".
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, declarou: “Queremos que o setor de TV se mantenha forte e altivo, pois vocês têm a responsabilidade pela informação que transmitem. Com mais um veículo de credibilidade em nível global, isso representa um grande ganho para o Brasil".
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou: "Esse lançamento é importante para a imprensa ocupar o espaço público e criar fatos comuns, sob os quais as pessoas vão ter suas opiniões. É alvissareiro que uma TV tenha notícias econômicas em um país onde ainda existe muito preconceito contra quem empreende".
O evento contou também com a presença do elenco de apresentadores e analistas que se revezaram no palco para anunciar as novidades da programação, como as mais de 15 horas diárias de jornalismo ao vivo, e as atrações de entretenimento inspiradas em negócios no horário da noite e aos fins de semana, na TV e no digital.
A emissora conta com nomes como: Fabio Turci, Christiane Pelajo, Marcelo Torres, Rafael Ihara, Renan de Souza, Marcus Buaiz, Natália Ariede, Camila Farani, Rita Wu, Marcelo Favalli, Gustavo Sarti, Zeca Camargo, Carol Barcellos e Walter Longo, entre outros.
O evento foi prestigiado por representantes do mercado publicitário, anunciantes, autoridades, executivos, time de analistas, convidados e representantes da CNBC Internacional.
Veja as fotos: