A CNN Brasil estreou na semana em que a Covid-19 se tornou uma pandemia.

A festa foi em uma segunda-feira e um dos últimos eventos reunindo tantas pessoas juntas. Logo em seguida, o canal se voltou para a cobertura diária e extensa do vírus e os seus impactos.

Em apenas nove meses de atuação no Brasil já faltam dedos para contar os reconhecimentos que o canal conquistou, entre eles ser escolhido como Veículo de Mídia nesta edição dos Melhores do PROPMARK.

Douglas Tavolaro, CEO e fundador da CNN Brasil, lembra o começo dessa jornada e a virada brusca para meses históricos. “Foi um desafio enorme: começar uma emissora de TV e, ao mesmo tempo, informar ao público sobre a mais grave crise de saúde já enfrentada pela nossa geração. Começamos então uma verdadeira cobertura de guerra”, recorda.

Dougls Tavolaro, CEO e fundador da CNN Brasil: “2020 talvez tenha sido o momento em que o Brasil mais precisou de um novo canal de notícias” (Diego Padgurschi / CNN Brasil)

Segundo o profissional, foram mais de cinco mil horas de notícias sobre a pandemia e mais de 20 horas ao vivo por dia. “Centenas de reportagens no Brasil e no exterior explicando os significados de uma pandemia. As origens da doença, os métodos de prevenção, os cuidados emergenciais, a crise na economia, as brigas sem fim entre os políticos… como manter a cabeça no lugar em meio a tantas notícias turbulentas?”, reflete o executivo.

A própria empresa foi bastante afetada pela doença e teve de lidar também com a gestão do que acontecia por trás das câmeras. “Mais de 200 funcionários infectados, todos recuperados e bem, graças a Deus. Apresentadores e repórteres sob distância, com máscaras, álcool em gel, especialistas se confrontando sobre os caminhos para a prevenção e a cura. 2020 talvez tenha sido o momento em que o Brasil mais precisou de um novo canal de notícias”, detalha.

No meio disso tudo, ao longo do ano, a emissora foi também celebrando os frutos da estreia e concretizando na medida do possível o seu planejamento para o país, com diversos passos para o negócio.

Entre os momentos marcantes dessa construção, o executivo destaca o peso de entrevistas e furos de reportagem que repercutiram no Brasil e no exterior, algumas exibidas através da CNN Internacional; o crescimento rápido e a fidelização da audiência; novas contratações de apresentadores e repórteres; a entrada em outras plataformas, como o rádio, o YouTube, streaming e eventos; e a abertura de um novo espaço para empresários do Brasil falarem sobre os seus empreendimentos citando suas marcas.

De acordo com Tavolaro, a empresa celebra ainda a consolidação de jornalismo imparcial e independente, bem como o respeito e a confiança dos anunciantes e do mercado publicitário.

Sobre o reconhecimento recebido de profissionais de agências, veículos e produtoras, ele afirma que depois de tanto trabalho e planejamento, ver a CNN Brasil eleita como Veículo de Mídia do PROPMARK é uma conquista muito importante para o canal. “Mas o símbolo maior desse prêmio é saber que, de alguma maneira, conseguimos contribuir com milhares, milhões de brasileiros que enfrentaram o drama da pandemia espalhando notícias com precisão e qualidade. Muito obrigado a todos que votaram na CNN. Obrigado a todos vocês que investem e acreditam no jornalismo e na informação para construção de um país melhor”, finaliza.