O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), divulgou uma nota de esclarecimento, nesta quarta-feira (17), em relação à reportagem publicada pelo portal UOL na terça-feira (16), a respeito das regras de transmissão de imagens em movimento dos jogos pela Internet. A matéria do portal “COB proíbe transmissão ao vivo dos Jogos Pan-Americanos pela Internet” diz que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o CO-Rio anunciaram que os veículos de Internet não terão direito à produção ou transmissão ao vivo de conteúdo próprio que inclua vídeo ou áudio captado em áreas oficiais do evento que será realizado em julho no Rio de Janeiro.

Fábio Aguiar

Confira abaixo a íntegra do comunicado: 

“O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), em relação à reportagem publicada pelo portal UOL na terça-feira, dia 16 de janeiro, a respeito das regras de transmissão de imagens em movimento dos XV Jogos Pan-americanos pela Internet, vem a público esclarecer: 

1.       As definições a respeito do assunto em pauta são de responsabilidade exclusiva do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e não do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), como citado na reportagem.

 

2.       O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) não tem previsão de transmissão ao vivo de imagens em movimento no portal dos Jogos.

 

3.       O Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) mantém posição coerente com o Movimento Olímpico Internacional, no qual se encontra inserido, e segue modelo do Comitê Olímpico Internacional (COI), para os Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno, nos quais não é permitida a transmissão ao vivo de imagens em movimento pelos veículos de comunicação de Internet, à exceção dos sites das TVs que adquiriram os direitos de transmissão, como foi feito nos Jogos Olímpicos de Atenas. No caso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o CO-RIO decidiu que nem mesmo os sites das emissoras de TV que compraram os direitos de transmissão poderão transmitir ao vivo imagens em movimento.

 

4.       A restrição do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) diz respeito apenas à transmissão ao vivo de imagens em movimento. Como alternativa, o CO-RIO irá disponibilizar gratuitamente para os sites um resumo de 15 minutos diários com imagens em movimento no formato internet. Além disso, permitirá aos sites credenciados a gravação das entrevistas coletivas de imprensa que só poderão ser veiculadas seis horas depois de ocorridas.

 

5.       Com relação à cobertura jornalística dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Comitê Organizador também abriu o credenciamento para os sites que poderão produzir matérias e foto durante o evento a partir das normas válidas para todos os veículos de imprensa escrita credenciados.

 

6.       A opção do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) por privilegiar a transmissão ao vivo de imagem em movimento pelas emissoras de TV detentoras de direitos segue o modelo do Comitê Olímpico Internacional (COI), para os Jogos Olímpicos e Jogos Olímpicos de Inverno, como forma de atingir o maior número de domicílios. No Brasil, o aparelho de TV está presente em 97% dos domicílios e a Internet em 14% dos domicílios com forte concentração nas classes A e B. Apenas 5,6% do total de domicílios no país possuem acesso a redes de banda larga, necessária para reprodução com qualidade de imagens em movimento. (Fonte: Comitê Gestor da Informática no Brasil em pesquisa de agosto de 2006). Além disso, qualquer pessoa pode ter acesso gratuito aos canais de TV aberta, enquanto que para uso da Internet banda larga é necessário o pagamento de assinatura.

 

7.       O CO-RIO reconhece a importância da Internet e seu papel na sociedade moderna. O CO-RIO disponibilizará vários conteúdos para sites de internet de forma gratuita, como forma de incentivar o uso desta moderna forma de comunicação.

 

 

Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO)”