Alê Oliveira

O Brasil encerra  a 64ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, neste sábado (24), com 99 Leões, superando o desempenho do ano passado, quando foram conquistados 90 troféus. Já a AlmapBBDO é a vice-campeã do festival. A australiana Clemenger BBDO, de Melbourne, foi eleita a Agência do Ano. Ela é a criadora do case ‘Meet Graham’.  A terceira colocada é a McCann Nova York, que desenvolveu ‘Fearless Girl’, a campanha mais premiada do festival, com quatro Grand Prix.  Outro destaque brasileiro em 2017 foi a delegação do Young Lions Brazil (projeto da Editora Referência, que publica o PROPMARK), que conquistou ouro em Film pela primeira vez.  

Neste sábado, foram revelados os resultados de Film, em que o Brasil conquistou um  Leão de Bronze com o filme ‘Everything in Black and White’,  da F/Nazca S&S para Leica Gallery. O Grand Prix ficou com a campanha “We’re the superhumans”, criada pelo Channel 4, da Inglaterra, para promover os jogos paralímpicos do Rio. Também no último dia do festival foi revelada a premiação de Titanium & Integrated. O país conquistou um Leão de Bronze com “Preços na camisa”, da DM9 para Walmart.

As três agências brasileiras mais premiadas na 64ª edição do Cannes Lions foram AlmapBBDO, com 22 Leões (um recorde da agência), Ogilvy (11) e DM9 (com 10). Os 99 Leões brasileiros srepresentam 28 empresas, sendo 14 ouros, 32 pratas e 53 bronzes  (veja tabela abaixo).  Entre as competições, o Brasil não conquistou Leões em Film Craft, Titanium, Innovation e Creative Effectiveness.

Confira aqui a relação dos 99 Leões brasileiros de 2017.