Alê Oliveira

O Cannes Lions divulgou nesta sexta-feira (23) a criação de um comitê consultivo para discutir o futuro do festival e assegurar que continuará respondendo às necessidades do mercado. Constituído por anunciantes, parceiros e agências, o comitê será uma plataforma para os stakeholders do evento compartilharem suas visões e recomendações sobre os aspectos do festival, diz o texto do comunicado.

Trata-se de uma tentativa clara de conter a crise iniciada pelo anúncio do Publicis Groupe esta semana, durante o festival,  de que o grupo não iria inscrever qualquer peça em premiações no ano que vem, inclusive o Cannes Lions. O anúncio chocou anunciantes e agências. “Todos os investimentos e foco irão para uma nova plataforma chamada Marcel, que tem o nome do nosso fundador Marcel Bleustein-Blanchet. Não haverá ações promocionais da empresa no ano que vem”, disse Arthur Sadoun, CEO do Publicis.

Para piorar a situação, o CEO do WPP, Martim Sorrell, falou em Cannes que o festival precisa mudar, depois de reduzir em pelo menos 50% o número de delegados do grupo WPP no festival. “Sei que não pega bem ser convidado para uma festa e falar mal do anfitrião, mas o fato é que é preciso reconhecer que há um problema. É um festival incrível, mas ficou caro demais, frenético demais. Encontro jornalistas que não conhecem os trabalhos porque não tiveram tempo para isso. Por outro lado, também não acredito que um boicote seja a solução, porque as pessoas que ganham prêmios ficam ogulhosas por serem eleitas por seus colegas, bem como clientes. Boicotar é destruir”.

Já fazem parte do conselho do Cannes Lions Marc Pritchard, Chief Brand Officer da Procter & Gamble, Keith Weed, Chief Marketing e Communications Officer da Unilever, o brasileiro Fernando Machado, Head de Brand Marketing do Burger King, Fiona Carter, Chief Brand Officer da AT&T, e Jan Derck van Karnebeek, Chief Commercial Officer da Heineken, sendo que e m breve novos membros serão anunciados.

“Assim como nossos clientes ofereceram ajuda para discutir o futuro do festival, nós vamos, como sempre, consultar todos os líderes globais de companhias e os nossos principais parceiros”, falou Philip Thomas, CEO da Ascential Events, dona do Cannes Lions. “Houve muitas discussões nesta semana sobre a estrutura do festival e nós queremos criar a experiência certa para todos os participantes do Cannes Lions”, completou o executivo.

Marc Pritchard acrescentou: “Nós participamos do Cannes Lions para focar na criatividade que aponta o crescimento. Esse é o momento certo para dar um passo para trás e olhar a melhor forma de Cannes oferecer a melhor plataforma para criatividade da nossa indústria, e a P&G está pronta para ajudar”.

“Cannes Lions sempre foi uma forma de promover a criatividade como o principal negócio da nossa indústria. Nós estamos comprometidos em participar dessa caminhada”, falou Jan Derck van Karnebeek.