A Coca-Cola Brasil investiu R$ 100 milhões e passa comercializar todas as garrafas de PET retornável de suas marcas de refrigerantes em um único formato.
A cada volta à fábrica, a embalagem 100% reciclável poderá ser envasada e receber um rótulo de papel destacável de qualquer produto da empresa. O consumidor pode escolher qual bebida deseja comprar toda vez que levar a embalagem vazia de volta para o ponto de venda: Coca-Cola, Coca-Cola Sem Açúcar, Fanta Uva, Fanta Laranja, Fanta Guaraná, Sprite ou Guaraná Jesus.
Até então, havia um modelo diferente de garrafa retornável para cada marca de refrigerante, com formato próprio e o rótulo impresso de forma permanente. A tinta aplicada nas garrafas também prejudicava a reciclagem do produto. A solução, pioneira entre os fabricantes da empresa no mundo, possibilitou adaptação nas linhas de produção para aplicar e retirar rótulos de papel, a cada nova ciclo das garrafas. A iniciativa será replicada em países como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Diogo Gioia, gerente de operações da Coca-Cola Brasil, explica que a empresa acredita na ampliação da oferta de produtos retornáveis como parte de sua estratégia de crescimento consciente. “Hoje estamos com cerca de 20% do nosso volume comercializado composto por embalagens retornáveis, e a meta é chegar a 30% até 2020. Com as embalagens retornáveis, oferecemos produtos com a mesma qualidade, por um preço mais acessível”, afirma.
A embalagem universal reflete na redução de emissão de carbono e na não geração de resíduos. Há, também, o controle total sobre sua destinação após os ciclos de uso, quando todas voltam para as fábricas. Com as retornáveis, anualmente, a empresa deixa de colocar mais de 200 milhões de PETs no mercado.
As novas garrafas já começaram a chegar ao mercado do Centro-Oeste e São Paulo. Em novembro chegam ao Nordeste e em dezembro no Rio de Janeiro. Em até dois anos, todas terão o mesmo padrão.