O relatório Brand Footprint da Kantar revelou as 31 marcas de consumo massivo que foram escolhidas pelos consumidores mais de 1 bilhão de vezes. A Coca-Cola lidera pelo sétimo ano consecutivo, eleita nas prateleiras 5,9 bilhões de vezes em um ano.

Entre os principais resultados do levantamento está o de que 17 marcas globais foram escolhidas com 14 marcas locais da China e da Índia.  As locais viram um aumento no número de vezes que são escolhidas e representam 64,8% de todas as escolhidas, contra 35,2% das globais. Além disso, Colgate é a segunda mais escolhida globalmente e é a única comprada por mais da metade dos domicílios, com penetração de 60,5%.

Os rankings do relatório Brand Footprint mensuram quais marcas estão sendo compradas por mais consumidores e com maior frequência. Além de Coca-Cola e Colgate, a Maggi ficou no terceiro lugar, com a escolha dos consumidores aumentando 7%.

A Vim foi a marca global de mais rápido crescimento entre as 50 maiores (aumento de 10%) e subiu sete colocações ficando na 16ª posição. A Kinder, da Ferrero, também subiu sete degraus conquistando 18,5 milhões de domicílios em um ano.

Apesar do crescimento das locais, fabricantes globais como a Unilever ganharam localmente, adaptando produtos às necessidades regionais, com marcas como Wheel e Surf Excel, no setor de cuidados com o lar, e Clinic Plus no setor de cuidados pessoais.

“As marcas globais de consumo massivo têm grandes oportunidades para crescer considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando sua oferta às escolhas, preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais. As marcas que conseguirem responder ao desafio com agilidade continuarão a conquistar crescimento”, explica Josep Montserrat, CEO da Divisão Worldpanel da Kantar.

 As 17 marcas bilionárias no ranking global de marcas de consumo massivo

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez Escolhas do consumidor Atos de Compra (consumer reach points[2]
– milhões)
1 Coca-Cola 41,90% 12,3 5.965
2 Colgate 60,50% 5,5 3.872
3 Maggi 31,20% 7,5 2.698
4 Lifebuoy 26,30% 7,5 2.297
5 Lay’s 29,60% 6,6 2.247
6 Pepsi 22,70% 7,6 2.001
7 Nescafé 22,70% 7,5 1.958
8 Dove 37,10% 4,3 1.833
9 Sunsilk/Sedal/Seda 23,50% 6,7 1.821
10 Indomie  4,70% 33,1 1.782
11 Knorr 27,40% 5,5 1.757
12 Lux 30,40% 4,1 1.428
13 Sunlight 11,30% 10,3 1.355
14 Downy 13,70% 8,3 1.316
15 Nestlé  25,00% 4,5 1.299
16 Vim 16,70% 5,4 1.041
17 Sprite 24,80% 3,6 1.037

 

As 14 marcas bilionárias no ranking de marcas locais de consumo massivo

Marca País Domicílios comprando ao menos uma vez  Escolhas do consumidor  Atos de Compra (consumer reach points[3]
– milhões)
Parle Índia 74,40% 25,1 5.314
Amul Índia 18,80% 73,4 3.968
Clinic Plus Índia 82,40% 14,4 3.377
Britannia Índia 65,90% 17 3.204
Aavin Índia 4,60% 178,2 2.317
Ghadi Índia 46,10% 16,5 2.180
Nandini Índia 4,30% 168,1 2.073
TaTa Índia 71,70% 9 1.908
Wheel Índia 56,40% 8,9 1.427
Yili China 90,90% 7,5 1.275
Milma Índia 2,60% 163 1.229
Vijaya Índia 3,20% 121,9 1.127
Surf Excel Índia 54,00% 6,9 1.059
Mengniu China 88,10% 6,5 1.053

 

Participação de mercado das marcas globais e locais

  2017 2018
  Marcas globais Marcas locais Marcas globais Marcas locais
Total FMCG 35,50% 64,50% 35,20% 64,80%
Alimentos 28,00% 72,00% 27,70% 72,30%
Bebidas 39,50% 60,50% 39,50% 60,50%
Laticínios 19,80% 80,20% 19,40% 80,60%
Beleza & Cuidados Pessoais 61,40% 38,60% 60,70% 39,30%
Cuidados com o lar 47,40% 52,60% 47,30% 52,70%