O conto de Natal da Coca-Cola já está no ar com a história “Uma Ponte para Noel”. Outra novidade é a criação da “Caravana Produções”, produtora fantasia que todo ano irá convidar roteiristas e diretores de cinema para criar contos sobre a Caravana Iluminada. O filme, criado pela J.Walter Thompson, estreou, na última terça-feira (24), em um break exclusivo da novela Totalmente Demais, da Rede Globo. O filme também tem exibição na rede Kinoplex de cinema.
O roteiro tem a assinatura de José Roberto Torero e conta a história de Matias, um menino que sonha com a visita do Papai Noel a sua cidade. A direção é do cineasta e fundador da Spray, Fernando Grostein Andrade, de “Quebrando o Tabu” e “Coração Vagabundo”, e a fotografia ficou a cargo do italiano Blasco Giurato, que participou de clássicos como “Cinema Paradiso” e “Doutor Jivago”. A trilha sonora tem assinatura de Lucas Lima. O elenco é estrelado por Guilherme Ely, como Matias, e Milhem Cortaz, de “Tropa de Elite”, como o pai do menino.
“Mais do que uma campanha, pensamos esse projeto como uma plataforma de entretenimento. Queremos transformar as Caravanas de Natal da Coca-Cola no personagem principal de uma história que se renova a cada ano, tocando os consumidores de todo o Brasil por meio de diferentes plataformas”, explica Marcelo Páscoa, diretor de IMC (Integrated Marketing Communication) da Coca-Cola Brasil.
“Nosso objetivo foi resgatar esse espírito da magia natalina que as Caravanas de Natal da Coca-Cola ajudaram a moldar e que nos inspiram desde sempre por onde passam”, afirma o CCO da J. Walter Thompson, Ricardo John.
Essa mesma história do conto será recontada nas ruas de todo o Brasil com os desfiles das Caravanas Iluminadas. Em São Paulo, a Coca-Cola Femsa Brasil é patrocinadora da Árvore de Natal do Ibirapuera, que será o destino final da caravana.
A JWT fechou uma parceria com o Google e recorreu à tecnologia para levar a magia das Caravanas para o mundo digital. A produção animada ficou por conta da Zombie Studio, responsável também pela produção do comercial da campanha com a Spray Filmes. O instrumento é o CardBoard, um visor de realidade virtual projetado pelo Google que, quando conectado em um telefone celular, se transforma em óculos básicos para a realidade virtual.
“Com o Cardboard, o Google espera que essa iniciativa leve o público a um ambiente 3D de maneira simples e divertida”, afirma Marcio Garcez, diretor de negócios do Google Brasil. Quem olhar por dentro do Google Cardboard poderá ver uma reprodução em 360º, mostrando diferentes ângulos e histórias paralelas em formato de animação desde o momento em que os caminhões da Caravana Coca-Cola chegam à cidade de Matias.
“Muito inspirador misturar cinema, publicidade e entretenimento nessa plataforma, inovando na mistura de tempos, espaços e narrativas na televisão e na internet”, afirma Fernando Grostein, da Spray.
Já Paulo Garcia, cofundador e Chief Creative da Zombie Studio, lembra que o trabalho é repleto de detalhes e desafios em uma plataforma na qual, até agora, pouco conteúdo tinha sido desenvolvido. “Tudo o que tínhamos no mercado até então eram pequenos experimentos, mas nada tão complexo como o cenário todo que desenvolvemos para essa produção gigante, com 40 personagens em cena, todos com animação exclusiva de um minuto”, completa Garcia.
https://youtube.com/watch?v=0DEfCsW2_xk
Ficha Técnica
Agência J. Walter Thompson
Cliente: Coca-Cola
Produto: Coca-Cola
CCO: Ricardo John
CSO: Fernand Alphen
Head of Art: Fabio Simões
Head of Digital: Fábio Simões
Direção de Criação: Gustavo de Lacerda e Gustavo Soares
Roteiro/Argumento: José Roberto Torero, Ricardo John, Gustavo Soares
Redator: Julia Velo, Ana Cavalcanti e Guilherme Nesti
Diretor de Arte: Gustavo de Lacerda, Pablo Lobo, Ricardo Kawano, Fernanda Sousa, Ilka Freitas, Pedro Coelho, Pedro Ricci.
Atendimento: Felipe Giacon, Stefano Paduan, Daniel Rybak
Gerente de Projetos: Thiago Segundo, Richard Wolter, Marina Masiero
Mídia: João Dabbur, Camila Bertoli, Stella Lopes, Beatriz Luna, Ligia Mattos, Allan Gomes, Juliana Magalhães, Mariana Santos
Planejamento: Isabella Mulholland, Sara Silva, Gisele Bambace
Diretora RTV/Artbuyer: Marcia Lacaze
Produtora RTV/Artbuyer: Marcia Lacaze, Ana Mello
Produção Digital: Maisa Delgado, Sergio Costa
Clientes: Adriana Knackfuss, Marcelo Pascoa, Bianca Rosenberg, Patricia Pieranti, Vinicius Limoeiro, Andreia Rebello, Carla Dart
Produtora: Spray Filmes
Direção: Fernando Grostein Andrade
Co Direção: Raoni Rodrigues
Direção de Fotografia: Blasco Giurato
Diretor de Fotografia 2ª unidade: Bruno Vieira
Produção Executiva: Luiz Ferriani Nogueira e Roberta Reigado
Atendimento: Lucia Leite, Daniele Pizzo e Carla Onishi
Diretora de Arte: Claudia Calabi
Edição: Raoni Rodrigues, Caio Saad, Renan Cipriano e Kelvin Freitas
Finalização: Lili Carvalho, Driano Torres, Regina Mimi Yokota
Pós Produção: Raoni Santos, Zombie Studio e Dot Cine
Produtora de Animação: Zombie Studio
Produtora de Som: B.A.start
Trilha Original: Lucas Lima
Mixagem e finalização de som: Pedro Lima (WeCanDo Audio Post)
Locução (Trailer): Walker Blaz