A Sart Dreamaker divulgou a primeira edição do BrandTouch 09, um estudo que revela as 75 marcas mais valiosas do mercado brasileiro com base no Índice de Conexão Humana das Marcas (ICHM). O ranking traz marcas de diversos segmentos. A Coca-Cola, que está incluida em Alimentos & Bebidas, ficou em primeiro lugar, seguida por Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo e McDonalds. As últimas colocadas foram (em ordem crescente no ranking) Santander, Vale, Gerdau, Apple e Nova Schin.
Depois de dois anos de estudos, planejamento e uma série de conversas com filósofos, antropólogos e empresários, a empresa lançou, em janeiro de 2009, o Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM) como uma nova forma de medir o impacto desse ativo levando em consideração, entre outros critérios, as respostas emocionais relacionadas às marcas.
Na visão da Sart Dreamaker, o valor real de uma marca vai além da cifra financeira que ela representa. “Existe o que chamamos de gut feeling em relação a algumas marcas. É uma sensação, uma emoção ou intuição em relação ao produto”, pontua Gian Franco Rocchiccioli, ceo da Sart.
A consultoria desenvolveu então a ferramenta BrandTouch Valuator, para medir o ICHM das marcas analisadas e, assim, identificar seu verdadeiro valor. “Com esta nova ferramenta, podemos analisar os impactos relacionados ao comportamento humano causados por efeitos complexos como o Co-branding ou o contextualismo das marcas”, afirma Rocchiccioli.
Para calcular o ICHM das marcas são levados em consideração 34 pontos de conexão entre a marca e os seres humanos, como as emoções geradas pela marca, a capacidade de conexão com os sentidos, as portas de acesso aos seres humanos, a admiração, os atributos e benefícios conquistados, a dinâmica da vida e as relações entre passado, presente e futuro, entre outros. Posteriormente, esses pontos são novamente divididos entre quatro categorias: atenção, relevância, significado e confiança para que seja feita uma análise de performance.
Os ICHMs apresentados pelas 10 marcas mais valiosas foram: Coca-Cola (82,05); Nestlé (77,53); Sadia (75,13); Natura (73,59); Globo (72,75), McDonald’s (68,64); Adidas (67,36); Danone (67,19); O Boticário (65,79) e Brastemp (65,21).
Ranking (Colocação/marca/segmento)
1 Coca-Cola (Alimentos & Bebidas)
2 Nestlé (Bens Duráveis e de Consumo)
3 Sadia (Alimentos & Bebidas)
4 Natura (Bens Duráveis e de Consumo)
5 Rede Globo (Tecnologia & Telecomunicações)
6 Mc Donalds (Alimentos & Bebidas)
7 Adidas (Bens Duráveis e de Consumo)
8 Danone (Alimentos & Bebidas)
9 O Boticário (Bens Duráveis e de Consumo)
10 Brastemp (Bens Duráveis e de Consumo)
11 Havaianas (Bens Duráveis e de Consumo)
12 Wolkswagen (Automobilística & Transportes)
13 Samsung (Bens Duráveis e de Consumo)
14 Perdigão (Alimentos & Bebidas)
15 Nike (Bens Duráveis e de Consumo)
16 J&J (Bens Duráveis e de Consumo)
17 Editora Abril (Tecnologia & Telecomunicações)
18 Sony (Bens Duráveis e de Consumo)
19 Disney (Tecnologia & Telecomunicações)
20 Guaraná Antarctica (Alimentos & Bebidas)
21 Carrefour (Atacado & Varejo)
22 Mastercard (Bancos e Setor Financeiro)
23 Petrobrás (Petroquímica, Sinergia e Mineração)
24 Avon (Bens Duráveis e de Consumo)
25 Fiat (Automobilística & Transportes)
26 Philips (Bens Duráveis e de Consumo)
27 Ford (Automobilística & Transportes)
28 Banco do Brasil (Bancos e Setor Financeiro)
29 Motorola (Tecnologia & Telecomunicações)
30 Visa (Bancos e Setor Financeiro)
31 Casas Bahia (Atacado & Varejo)
32 Google (Tecnologia & Telecomunicações)
33 LG (Tecnologia & Telecomunicações)
34 Electrolux (Bens Duráveis e de Consumo)
35 Nokia (Tecnologia & Telecomunicações)
36 Vivo (Tecnologia & Telecomunicações)
37 GM (Automobilística & Transportes)
38 Amil (Planos de Saúde)
39 Claro (Tecnologia & Telecomunicações)
40 Itaú (Bancos e Setor Financeiro)
41 Unilever (Bens Duráveis e de Consumo)
42 Bradesco (Bancos e Setor Financeiro)
43 SBT (Tecnologia & Telecomunicações)
44 Lojas Americanas (Atacado & Varejo)
45 Brahma (Alimentos & Bebidas)
46 TIM (Tecnologia & Telecomunicações)
47 Microsoft (Tecnologia & Telecomunicações)
48 Gol (Automobilística & Transportes)
49 Varig (Automobilística & Transportes)
50 Medial (Planos de Saúde)
51 Consul (Bens Duráveis e de Consumo)
52 Wal Mart (Atacado & Varejo)
53 Pepsi (Alimentos & Bebidas)
54 Record (Tecnologia & Telecomunicações)
55 Olympikus (Bens Duráveis e de Consumo)
56 Uol (Tecnologia & Telecomunicações)
57 Skol (Alimentos & Bebidas)
58 Unimed (Planos de Saúde)
59 Ponto Frio (Atacado & Varejo)
60 Embraer (Automobilística & Transportes)
61 Pão de Açúcar (Atacado & Varejo)
62 TAM (Automobilística & Transportes)
63 HP (Tecnologia & Telecomunicações)
64 IG (Tecnologia & Telecomunicações)
65 Oi (Tecnologia & Telecomunicações)
66 Terra (Tecnologia & Telecomunicações)
67 Intel (Tecnologia & Telecomunicações)
68 Magazine Luiza (Atacado & Varejo)
69 Votorantin (Petroquímica, Sinergia e Mineração)
70 Itaipava (Alimentos & Bebidas)
71 Santander (Bancos e Setor Financeiro)
72 Vale (Petroquímica, Sinergia e Mineração)
73 Gerdau (Petroquímica, Sinergia e Mineração)
74 Apple (Tecnologia & Telecomunicações)
75 Nova Schin (Alimentos & Bebidas)