Uma companhia pode conquistar a preferência de um consumidor, a simpatia de um cliente, a identificação de um fã e, sim, o sentimento irracional e o amor de um adepto fervoroso. Para saber quais são as empresas com mais legião de apaixonados, a revista Consumidor Moderno e a Shopper Experience realizaram o estudo “As marcas mais amadas do Brasil”, que apontou que Coca-Cola, Nestlé e Nike são as que estão no coração do maior número de pessoas no país.
Para elencar quais são as marcas com maior envolvimento emocional, a pesquisa foi realizada com 1.500 pessoas divididas em cinco regiões e majoritariamente dois grupos: as que mantinham envolvimento emocional com marcas, onde a escala foi de zero a cinco em “amo/odeio” ou “gosto muito/não gosto”.
O envolvimento emocional de um cliente com uma marca certamente tem a ver com a imagem da companhia, que precisa sempre despertar o desejo e a admiração de seu consumidor. “Amar, desejar e admirar são conceitos distintos, assim como acontece na nossa vida, com pessoas reais ou virtuais. O desejo pode ser passageiro e pode ou não ser transformado em amor. O futuro dessa relação vai depender das ações da marca. Quanto à admiração, ela não pressupõe a existência de amor. É possível admirar uma marca, mas não ser próximo dela”, afirmou Roberto Meir, especialista em relações de consumo e publisher da revista.
O estudo foi dividido por segmentos de produtos (20 categorias) e entre classes sociais. No ranking geral, a grande vencedora foi a Coca-Cola. A Nestlé, única marca no Top 3 de todas as classes, vem em segundo lugar. A Nike em terceiro, e Brastemp em quarto.
Confira abaixo a lista das marcas mais amadas segundo a revista Consumidor Moderno e a Shopper Experience, divididas por classes e categorias: