Vilar (Giroflex-Forma), Bicca (Coca-Cola), Márcia Lins (Secretaria Estadual de Esportes e Lazer RJ) e Ícaro Moreno (EMOP)

 

Parceira oficial da Fifa desde 1974, a Coca-Cola lança uma campanha para a doação de garrafas PET que serão utilizadas no revestimento de 6.773 assentos premium a serem instalados no novo Maracanã, que abrigará a final da Copa do Mundo 2014, no Brasil. A iniciativa terá a parceria do Governo do Rio de Janeiro, do Consórcio Maracanã Rio 2014 e da Giroflex-Forma, que fabricará os assentos. “É uma grande oportunidade de massificar ainda mais a cultura da reciclagem. Esse é um dos legados que pretendemos deixar para o Brasil. Reciclagem, ao lado de comunidade e vida ativa, é um dos três legados chaves que a Coca-Cola Brasil planeja assegurar para o país durante suas ações para a Copa”, ressaltou o diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca Neto.

 

O novo Maracanã terá certificado “Leed” com redução do consumo de água em 30% e de energia elétrica em 8%. Os assentos feitos com material reciclado vêm ao encontro desta visão de sustentabilidade que pautou as obras. “Temos certeza que a inovação desses cerca de sete mil assentos de PET reciclado do Maracanã será referência mundial”, disse o diretor da Giroflex-Forma, Linaldo Vilar.

A coleta do PET será estimulada por meio de uma campanha de engajamento a partir de 15 de novembro criada pela Wieden+Kennedy São Paulo e estrelada pelo apresentador Luciano Huck, pela jogadora Marta e pelo líder do movimento dos catadores de materiais recicláveis no Rio de Janeiro, Tião Santos. A coleta das garrafas PET contará com auxílio de cooperativas de reciclagem apoiadas pela Coca-Cola Brasil e o material coletado será encaminhado para o fabricante dos assentos. Serão instalados cerca de 100 postos de coletas na cidade (lista completa no site www.cocacola.com.br).

A campanha

Criado pela W+K, o filme de 30 segundos começa com menino assistindo TV num bar quando Luciano Huck aparece contando que a Coca-Cola vai ajudar a reciclar garrafas PET para fazer parte dos assentos no Maracanã. “Por isso, a sua Coca-Cola é muito importante”, diz Huck. O dono do bar coloca, então, uma bandeira do Brasil nas costas do menino como se fosse uma capa. Segurando sua Coca-Cola, o menino segue em direção a um dos centros de coleta que serão distribuídos pela cidade do Rio.

No caminho, ele pega carona num caminhão dos bombeiros que passa por um outdoor onde a craque Marta aparece ressaltando a importância de cada garrafa doada. Ao chegar diante do coletor, o menino recebe o cumprimento de Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, que se tornou conhecido no Brasil após sua participação no documentário indicado ao Oscar “Lixo extraordinário”, de Vik Muniz. “Leve sua garrafa a um centro de coleta e, juntos, vamos ajudar a fazer a melhor Copa do Mundo”, diz Huck, encerrando o comercial.