Em sua primeira campanha relacionada aos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Coca-Cola traz, pela primeira vez ao Rio de Janeiro, o seu personagem mais icônico: o Urso Polar, que protagoniza o novo comercial da marca, ponto de partida da campanha de seleção de pessoas para conduzirem a Tocha Olímpica a partir de maio de 2016. O filme entra no ar nas redes sociais da Coca-Cola nesta quinta-feira (13), e na TV em rede nacional domingo, dia 16. No filme de 60″ criado pela Ogilvy Brasil, enquanto todos os ursos polares hibernam no Polo Norte, um deles, adolescente, descobre que a Coca-Cola está promovendo uma campanha para selecionar condutores da tocha olímpica. Ele decide fugir para o Rio de Janeiro, onde conquista um novo amigo, o Rafinha (Jobson Junior), e passa a viver como um jovem carioca, se movimentando. O urso acaba conquistando o direito de conduzir a Tocha Olímpica através de uma atitude “IssoÉOuro”, conceito desenvolvido pela Coca-Cola para valorizar pessoas que constroem histórias genuínas e inspiradoras.
Para dirigir o comercial, a Coca-Cola foi até Hollywood convocar o americano Bryan Buckley, indicado ao Oscar pelo curta “Asad”, em 2013, e apelidado pelo New York Times de “O Rei do SuperBowl”, por ter dirigido mais de 50 comerciais para o evento desde 2000. Vencedor de mais de 50 leões em Cannes, além de prêmios no Director’s Guild Award e no Emmy, Buckley também foi escolhido como uma das 50 mentes mais criativas dos últimos 25 anos pela Creativity Magazine. Dono da Hungry Man, produtora responsável pelo filme, Buckley já havia trabalhado anteriormente com a Coca-Cola, porém, nunca antes em um filme relacionado aos Jogos Olímpicos.
“Eu já trabalhei com a Coca-Cola, tive a oportunidade de dirigir grandes filmes da marca para o Superbowl, mas essa é a primeira vez que lido com algo tão grandioso quanto o Rio 2016. O que aprendi nesses anos é que é preciso respeitar o espírito da marca, sua honestidade e seus conceitos. Nesse caso, não se trata apenas de uma campanha de marketing. Eu me senti fazendo parte do compromisso da marca, que é o de engajar jovens em uma vida mais ativa. E isso torna tudo mais especial”, disse o duretir,
Além do filme de 60″, a campanha também conta com uma versão mais curta, de 30″ e com OOH (mídia externa), pôsters em cinemas, mídia digital e ações de merchandising com o apresentador Luciano Huck. Ao longo das próximas semanas, a equipe de Real Time Marketing inicia um trabalho intenso de ações digitais. O site da campanha (www.cocacola.com.br) já está no ar. Todas as ativações da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos possuem um sistema de identidade visual (VIS) próprio. Produzido pelas agências Cravo e Tátil, o sistema traz formas sinuosas que contam uma história de movimento que permeia um dos assets da marca: o ribbon.
Pela primeira vez no mundo, o Urso Polar ganhará vida, interagindo com pessoas reais. A tecnologia live-action, desenvolvida pela agência de animação The Mill, cuidará disso.
“O Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 será para a Coca-Cola uma oportunidade para conectar as pessoas com a magia do espírito Olímpico e para promover o incentivo à vida ativa, um compromisso global da empresa. Este é o momento de darmos visibilidade a este tema. Queremos deixar um legado efetivo para a população brasileira com os Jogos Olímpicos”, conclui Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para Jogos Olímpicos.