No dia em que se celebra o Dia do Consumidor (15 de março), o Instituto Data Popular e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor divulgaram uma pesquisa sobre o nível de conhecimento dos brasileiros em relação ao Código, que completa 25 anos de existência. O principal resultado é que a grande maioria da população não conhece a fundo seus direitos de consumidor: 96% afirmam conhecer seus direitos, mas apenas 39% tem um bom nível de informação sobre o assunto.
Quanto ao conteúdo do código propriamente dito, 92% afirmam conhecê-lo, e 35% já o consultaram.
Ao todo, 57% das pessoas dizem nunca ter consultado o código. Segundo o levantamento, serviços de telecom, saúde, transposte público, bancos e concessionárias de água e luz são os que mais apresentam problemas junto aos consumidores. Em geral, pessoas que já consultaram o código têm maior disposição para reclamar quando enfrentam problemas. As reclamações, no entanto, nem sempre vão para os canais formais. Serviços públicos, por exemplo, ganham protestos nas redes sociais, mas as reclamações na justiça costumam ser muito poucas. Quem desconhece o código de defesa do consumidor costuma reclamar somente com amigos e parentes.