Iniciativa será formada por um grupo de criadores de diversas áreas de atuação que irão desenvolver projetos para a economia prateada

As publicitárias Lara Magalhães e Thati Bissoli, da Fbiz, anunciaram o lançamento do Coletivo 45+, que tem como propósito de movimentar o mercado de comunicação colocando a pauta da "economia prateada" no foco, seja através de projetos, campanhas, estudos e debates para movimentar a empregabilidade desse público.

Com ações voltadas para o combate ao etarismo através da inclusão desse público nos pensamentos sobre produtos e serviços, o coletivo será formado por um grupo de criadores de diversas áreas de atuação que irão desenvolver projetos para a economia prateada.

Lara Magalhães e Thati Bissoli, da Fbiz, são as criadoras do coletivo (Divulgação)

"A ideia é que as iniciativas possam surgir através de uma demanda específica de algum cliente ou marca mas também através do nosso Coletivo de Criadores que também se especializam na economia prateada. Quando falamos de um grupo de criadores, nos referimos ao sentido mais amplo da palavra. Não significa que vamos restringir nossa atuação à publicidade", explicou Lara Magalhães.

As áreas de audiovisual, BI, direção de arte, fotografia, influenciadores, inteligência artificial, jornalismo, tecnologia e user experience já estão sendo atendidas pelo coletivo.

Segundo um estudo lançado pela Ernst & Young, em parceria com a Maturi, em 2022, o etarismo é uma realidade já reconhecida por 78% das empresas. Com o Coletivo 45+, o apoio de empresas parceiras poderá ser através da criação de projetos que dêem oportunidade a profissionais experientes e estudos que permitam conhecer melhor o público da economia prateada.

"Essas corporações ouvidas se consideram etaristas e admitem não ter políticas para evitar a discriminação por idade em seus processos seletivos. O reconhecimento do problema é o primeiro passo para medidas de combate. Não podemos esquecer que esse será o principal público consumidor dos próximos anos", completou Bissoli.