INCUBADORA
Após temporada no elenco de diretores da Dogs Can Fly, o coletivo Manimou está de casa nova, a Corazón Filmes. Geraldo Fontenelle, ex-assistente de direção e montador, e Matheus Zingano, músico e compositor, se conheceram em 2013 e de lá para cá combinaram suas expertises para oferecer um olhar mais dinâmico à linguagem da publicidade e de conteúdo. Com a chegada dos profissionais, nas palavras do sócio Igor Ferreira, a produtora reforça o posicionamento de atuar como uma incubadora de talentos e investir em revelações com potencial criativo. “Eles têm um olhar denso, grande apelo estético e trabalham muito bem com comédia e a direção de atores. É uma energia que combina perfeitamente com os projetos robustos e inovadores que gostamos de entregar”, justifica Ferreira. Um dos trabalhos recentes da dupla é a série Santa Clarita Diet, da Netflix, com participação de Fábio Júnior. E também a campanha Tão, tão, para Ypioca, criação da Crispin Porter + Bogusky.
RETORNO
A pena de Eduardo Bueno produz textos eloquentes. Mas não é por isso que o autor de livros disruptivos como a A viagem do descobrimento e Náufragos, traficantes e degredados é conhecido como Peninha. O apelido surgiu quando, aos 17 anos, ingressou no jornal gaúcho Zero Hora como repórter. A turma logo trolou o guri. Bá, tchê! E ele não rejeitou ser chamado pelos colegas com o nome do famoso personagem da Disney. Bueno retorna ao diário gaúcho, agora como colunista. Sua estreia será na próxima sexta-feira (24). “Quase meio século depois de ter iniciado minha carreira na ZH, e 25 anos após ter tomado parte da grande reforma pela qual o jornal passou em 1992, estou de volta ao lugar em que, para mim, tudo começou. Agora, retorno como colunista. Ou seja, dono de um minifúndio que espero ser um fértil terreno para plantar buenas ideias. Tomara que você me ajude a regá-las”, ele celebra.
CONTEÚDO
Os jovens talentos estão ganhando cada vez mais responsabilidades no mercado de comunicação. A Mutato, que integra a rede J. Walter Thompson e é especialista na produção de branded content e social engagement, também caminha nessa direção. Um exemplo é a chegada à direção executiva de criação de Fernanda Guimarães. Ela se reporta diretamente ao sócio e CEO Eduardo Camargo. Fernanda comenta como está sendo sua experiência. “Esse período inicial de trabalho liderando a criação da Mutato tem sido muito enriquecedor, especialmente porque temos conseguido unir aos nossos processos áreas fundamentais para se pensar em conteúdo interessante hoje – como mídia, insights e audiovisual – e, assim, entregar ainda mais relevância para nossos clientes.”
VOLUME
De acordo com a análise Retrospectiva & Perspectiva, do Kantar Ibope Media, sobre o investimento publicitário no Brasil em 2016, cerca de 30 mil novos anunciantes passaram a comprar espaços de mídia. O aporte desse novo grupo é equivalente
a R$ 5,2 bilhões, ou 4% do bolo publicitário que contabilizou
R$ 132 bi no ano passado. O dado é impressionante porque, ainda segundo o instituto de pesquisa e sua métrica proprietária, o país teve no ano passado 63 mil anunciantes.
NAMING RIGHTS
Junto com as marcas Kantar, Mullen Lowe e GfK, a The Group Comunicação ocupou um dos espaços da ABA com sua marca. O contrato de naming right termina no fim deste ano, mas Fernando Guntovitch, presidente da agência, afirma que os resultados superaram as expectativas. “Ter um espaço na ABA é uma forma de juntos podermos atuar ao lado da missão da entidade e nos tornarmos agentes transformadores de geração de valor, além de impactar e encantar potenciais clientes que passaram pelo nosso espaço”, justificou o executivo.
Sobe:
MAMÍFEROS
A BETC/Havas fez releitura bacana da icônica campanha Mamíferos, agora para apresentar o produto Parmalat/Max.
ASSÉDIO
Criado por Elie Horn, fundador da Cyrela, o Instituto Liberta está com a segunda fase da campanha, que alerta para o assédio sexual infantil. A ação, com o tema Escolhas, é assinada
pela Cucumber. Mais de 500 mil crianças são vítimas por ano.
VAI
Corinthians leva o título do Brasileirão. Time a ser batido em 2018.
Desce:
COPA
A ausência da Itália no mundial da Rússia no ano que vem, e também da Holanda, vai ser sentida. Reflexo de um futebol nivelado por conceitos táticos frágeis e sem craques.
CREDIBILIDADE
Pesquisa realizada pelo professor Alberto Guerra, da FGV, mostra que 74% dos consumidores ouvidos acreditam que poucas promoções são reais na Black Friday.
CRÉDITO
Matéria de Decio Trujilo, da Agência Brasil, indica que cartões de lojas são responsáveis por 80% da inadimplência no país.
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