Com o slogan “Realismo mágico”, a Proexport, entidade governamental de turismo da Colômbia, além do Fundo de Promoção Turística e a Anato (Associação Colombiana de Agências de Viagem e Turismo), lançaram campanha que tem como objetivo promover a Colômbia como destino turístico e gerar novas oportunidades para o setor. Durante esta semana, serão realizadas várias iniciativas que incluem o encontro com mais de 100 agências de viagem, reuniões de negócios entre operadores colombianos e brasileiros, além de ação de relacionamento com consumidor em shoppings de São Paulo.
Segundo Alejandro Palaez, cônsul comercial da Proexport, a ideia é mostrar que o país mudou muito, não é mais perigoso e, portanto, é o lugar ideal para quem procura, além de um destino agradável, uma experiência inesquecível. Ele explicou que para se chegar ao novo conceito foi realizada uma pesquisa com cerca de mil turistas, que apontaram as principais atrações que visitaram na Colômbia. O executivo disse que, depois disso, foram selecionados 25 opções de passeios, que estão sendo apresentados nessa campanha.
De acordo com Palaez, desde 2008, quando foi lançada a primeira comunicação para incentivar o turismo no país, o número de visitantes tem crescido muito. “Passamos de cerca de um milhão de pessoas por ano para quase dois milhões”. Hoje, o Brasil é o quinto país que mais envia turistas para Colômbia. O primeiro é os EUA, seguido de Venezuela, Argentina e Equador. Com essa nova ação, a ideia é crescer cerca de 12% o número de visitantes.
O Brasil é o segundo país onde a campanha foi lançada. Os EUA foram o primeiro. Na sequência, as ações devem acontecer em Argentina, Chile, Peru, México, Espanha e Alemanha.