O Prêmio Colunistas 2016, a mais tradicional premiação brasileira da comunicação, promovida pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), está com as inscrições abertas, em nível nacional. A novidade são as áreas de branded content, voltada aos trabalhos que utilizem formatos de conteúdo cultural, artístico ou informativo como suporte para a comunicação original de uma marca ou organização; e relações públicas, cujo objetivo é implementar o entendimento entre organizações e marcas e seus públicos. A competição passa a ter 15 áreas, com júris formados por jornalistas especializados no trade e por profissionais do mercado.

Este ano, em que ocorre a 49ª edição, serão realizadas oito regionais: Brasília, Centro-Leste, Norte-Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com o VP-executivo da Abracomp e coordenador nacional da premiação, Marcio Ehrlich, a Abracomp está implantando um novo sistema de inscrições para a premiação de forma a simplificar todo o processo desde o preenchimento das fichas de inscrição até o envio do material inscrito pelas agências, já que praticamente tudo é digital. O programa memoriza as informações já digitadas para agilizar e evitar erros. “Muitas se complicavam em ter de gravar CD/DVD, mandar entregar etc. A partir de agora, as agências podem fazer tudo pelo site do Colunistas, de forma mais ágil, e enviar com segurança para as secretarias regionais”, explica.

Para divulgar a abertura das inscrições, a agência 11:21, do Rio de Janeiro, pelo quinto ano consecutivo, cria a campanha do Prêmio Colunistas 2016. A ideia é ressaltar que a criatividade e a capacidade técnica deveriam ser os verdadeiros critérios para definir o valor de uma empresa de comunicação. A criação é do redator Gustavo Bastos e da diretora de arte Karina Puppin, com direção de criação de Bastos.

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“No momento em que o mercado registra protestos das agências e produtoras à pressão que muitos clientes fazem para pagar menos pelos serviços que contratam, é importante o Colunistas se aliar a este movimento”, defende Ehrlich.

A informatização das inscrições também tornou possível fazer júris mais especializados em cada área, com profissionais do mercado e de diversas regiões do Brasil e até mesmo do exterior. Como os trabalhos inscritos podem ser vistos online, os jurados conseguem analisar, anteriormente ao julgamento presencial, todos os trabalhos concorrentes.

Fundado, há 49 anos, por três colunistas publicitários da época: Armando Ferrentini, presidente e publisher da Editora Referência; Cicero Silveira e Eloy Simões. Segundo Ferrentini, o Colunistas, hoje, “pertence ao mercado e, através de suas atas, conta a história da evolução da propaganda brasileira nos últimos 50 anos”. O endereço do site é www.colunistas.com.