Foram entregues na noite passada (20), no Terraço Daslu, em São Paulo, as medalhas de ouro e os diplomas para os nomes que mais se destacaram no mercado em 2009 durante o 42º Prêmio Colunistas Brasil. “A noite é dos vencedores. Quando entramos na crise, eu temi pelo Colunistas 2009, que é um prêmio que cresce ano a ano. O que vimos aqui é uma coleção de trabalhos excelentes. Em alguns segmentos a verba diminuiu, mas a qualidade não diminuiu e sim, aumentou. É por isso que a propaganda brasileira é vencedora não somente aqui como também lá fora”, disse Armando Ferrentini, presidente da Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda) e diretor-presidente da Editora Referência.
Na noite, foram revelados os trabalhos vencedores em diversas categorias. Em Mídia Digital, “Cama Elástica”, criada pela DM9DDB para Cia. Athlética foi a vencedora. O Website do Ano foi “Dormi na Foto”, da Script para 220V Energy Drink. O Fonograma do Ano foi “What song is this?”, da Ogilvy para Motorola. A Peça de Mídia Exterior do Ano foi “Misture-se”, da DM9DDB para Zoo Safári; e a Peça de Mídia Alternativa do Ano foi “Inundação do Metrô”, da Espaço/Z para Sony Pictures. A Mídia Impressa do Ano foi “Empresas Falidas”, da DM9DDB para WWF.
O Comercial do Ano foi “Cachorro-Peixe”, da AlmapBBDO para Volkswagen. A Campanha do Ano foi “Alternativas”, da 141|Soho Square para o Ministério do Turismo.
Também foram entregues sete GPS (grandes Prêmios). A DM9DDB ficou com o GP de Agência do Ano e o GP de Publicitário do Ano foi para o diretor de criação, Marcello Serpa, e o diretor de planejamento, José Luiz Madeira, sócios da AlmapBBDO.
O cco da JWT, Mario D’Andrea, foi eleito o Profissional de Propaganda do Ano.
A revista Caras ganhou o GP de Veículo Impresso do Ano e o G1, com o GP de Veículo Eletrônico do Ano. A Empresa de Mídia Exterior do Ano é a Elemidia e o Ministério do Turismo levou o GP de Anunciante do Ano.
Além dos sete GPs, na cerimônia também foram entregues 62 medalhas de ouro conquistadas pelos principais trabalhos apresentados em 2009.
Os vencedores foram escolhidos em dezembro do ano passado pelo júri presidido por Pedro Yves, da Revista Propaganda, e formado por Adonis Alonso, do Blog do Adonis; Ana Paula Jung, do propmark-RS; Antoninho Rossini, da Band News; Armando Ferrentini, da Editora Referência; Décio Clemente, da Jovem Pan; Fernando Vasconcelos, do Meio & Mídia; Marcello Queiroz, do propmark; Marcio Ehrlich, da Janela Publicitária; e Paulo Macedo, do propmark.
por Maria Fernanda Malozzi