Alê Oliveira

O Colunistas está com as inscrições abertas para a próxima edição. “Pioneiro nas premiações para o mercado publicitário, o Colunistas exerce influência decisiva no branding das agências que recebem o reconhecimento dos jurados. Os trabalhos distinguidos no Colunistas normalmente fazem carreira internacional de sucesso. São 50 anos de uma história que narra a criatividade da comunicação brasileira do marketing, uma das melhores do mundo”, diz Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK, e presidente da Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda).

“Estamos comemorando o fato de que o prêmio completa 50 anos. É a consagração da premiação mais antiga do Brasil. No mundo inteiro, um prêmio chegar a 50 anos é uma comemoração memorável. Essa edição representa o respeito que o mercado tem por ele”, fala Marcio Ehrlich, coordenador nacional do Colunistas e VP executivo da Abracomp.

Segundo Ehrlich, é importante destacar que, apesar de existir há cinco décadas, o Colunistas foi se atualizando ao longo dos anos. “O prêmio começou muito focado em publicidade e hoje ele analisa os trabalhos de uma grande gama de vertentes: publicidade, conteúdo, promoção, design… Esse acompanhamento do mercado que o Colunistas fez é mais importante. O fato de completar 50 anos não quer dizer que ele está envelhecido”, explica o VP.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.colunistas.com.

Alê Oliveira

Por ser uma data comemorativa, o prêmio espera ter grande participação do mercado. “Estamos mobilizando as agências e as produtoras para ter uma participação especial neste ano. Sabemos que é um momento delicado do mercado, em que muitos investimentos estão cortados. Mas queremos que os tradicionais participantes do Colunistas estejam presentes”, diz Ehrlich.

A premiação é dividida em seis regionais: Norte-Nordeste, Brasília, Centro-Leste, Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. As medalhas de ouro de todas as regionais são julgadas pelo júri nacional e podem participar do Colunistas Brasil.

Anúncio

Para comunicar a abertura das inscrições para o prêmio, a 11:21, do Rio de Janeiro, criou uma campanha que remete ao passado. Com a assinatura Há 50 anos premiando a boa ideia, a ousadia e a inovação, as peças mostram o quanto houve alteração nestas cinco décadas.

“O anúncio mostra que, mesmo a comunicação tendo mudado nestes 50 anos, o Colunistas continua buscando premiar a criatividade. Usamos uma simbologia, com megafone, máquina de escrever, máquina fotográfica… A comunicação hoje é digital, mas se a comunicação mudou, o princípio básico do Colunistas, que é valorizar a boa ideia, continua firme”, afirma Ehrlich.

A premiação, oferecida pela Abracomp, foi criada para destacar os melhores trabalhos publicitários sob a ótica dos jornalistas. O nome Colunistas foi dado porque os criadores, Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, escreviam colunas sobre publicidade.

Em 2015, o júri passou a analisar 14 áreas: Mídias Integradas, Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Branded Content, Mídia, Técnica, Promo e Live, Marketing Direto, Design, RP e Inovação.