Confirmando o protagonismo histórico, especialmente após um fortíssimo shortlist com 101 trabalhos finalistas, o Brasil sai do Press Lions com nada menos que 25 troféus, sendo seis de ouro, nove de prata e dez de bronze A marca é muito superior à da segunda colocada – surpreendentemente a Índia, com 11: quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes.
Os destaques negativos ficaram com Reino Unido e Estados Unidos. Enquanto os britânicos, outrora muito premiados na área, conquistaram apenas uma prata e um bronze, os Estados Unidos, apesar de terem levado o Grand Prix – com a série “Time / Surfer / Wired / New Yorker / Wallpaper”, da TBWAMedia Arts Lab para a Apple –, ficou apenas com três pratas e cinco bronzes.
Entre as agências brasileiras, a AlmapBBDO é a mais vencedora, com oito Leões: de ouro, três de prata e três de bronze. Em seguida aparece a Y&R, com quatro (dois de prata e dois de bronze); e Ogilvy, com três (dois de ouro e um de bronze). Conquistaram dois Leões a F/Nazca S&S (um de ouro e um de prata) e a DM9DDB (um de prata e um de bronze), e ainda foi entregue um Leão para Revolution (ouro), JWT (prata), Leo Burnett Tailor Made (prata), Giovanni+Draftfcb (bronze), Fischer & Friends (bronze) e Africa (bronze). O júri teve o brasileiro Marcello Serpa, sócio e codiretor do board da AlmapBBDO, como presidente, além da participação de Ricardo John, diretor-executivo de criação da JWT.
Prêmio “gringo” brasileiro
Outros brasileiros premiados na área foram Arício Fortes (jurado de Branded Content desta edição de Cannes) e Paulo Coelho, diretores de criação da Africa. É deles o trabalho “Scrabble board game”,da Pereira & O’Dell para a Mattel, que conquistou Leão de bronze.
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