Africa Creative e AlmapBBDO foram as brasileiras vencedoras dos Gran Ojos desta quarta-feira (15)
O Brasil encerrou o segundo dia do Festival El Ojo de Iberoamérica 2023 com 52 prêmios, sendo eles três Gran Ojos, seis Ouros, 17 Pratas e 26 Bronzes. No total, o país conquistou 78 prêmios nos dois dias da premiação.
Repetindo o feito da noite anterior, a Africa Creative foi a agência brasileira mais premiada nesta quarta-feira (15), totalizando 24 troféus — 2 Gran Ojos, 3 Ouros, 9 Pratas e 10 Bronzes. O terceiro e último Gran Ojo brasileiro da noite foi entregue para a AlmapBBDO.
Além destas, também foram premiados trabalhos da VMLY&R Brasil, Wunderman Thompson Brasil, Lew’Lara\TBWA, BETC Havas, Artplan, WMcCann, Druid Creative Gaming, Spark Lab, Media.Monks, REF+ e Galeria. Fora do mundo publicitário, a Globo também foi uma das brasileiras premiadas da noite.
Em El Ojo Directo, o Brasil conquistou o total de cinco prêmios, sendo ele um Gran Ojo destinado para a Africa Creative com o case “Bring Home The Bud”, co-produzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA) e feito para a Budweiser, um Ouro para a Africa Creative com a peça “Trucss” e três pratas (Wunderman Thompson Brasil, Africa Creative e AlmapBBDO).
Já em El Ojo Sports, o país conquistou sete troféus, sendo eles um Gran Ojo para a Africa Creative com “Bring Home de Bud”, co-produzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA), um Ouro também para a Africa Creative com o case “The Exilem Team” criado para a Brahma e cinco Pratas, três destinados para a Africa Creative, um para BETC Havas e um para REF+.
Na categoria El Ojo Sustentable, os brasileiros somaram dois prêmios, sendo eles um Gran Ojo que foi entregue para a AlmapBBDO pelo case “EART4” criado para a B3 e o Pacto Global da ONU, e um Prata para a Africa Creative com a peça “The Autism Journey” feita para a Vivo.
Na categoria El Ojo Media, que contou com Marcia Esteves, sócia e CEO da Lew’Lara\TBWA, como presidente do júri, foram entregues sete prêmios para os cases brasileiros, sendo eles três Ouros (VMLY&R Brasil, Wunderman Thompson e Lew’Lara\TBWA) e quatro Bronzes (dois para a AlmapBBDO, um para a Artplan e um para a BETC Havas).
Em El Ojo Conteúdo, tiveram oito trabalhos brasileiros premiados, com quatro Pratas (um para MRM Spain mas produzida pela Canja, um para Wunderman Thompson, um para Africa Creative e um para BETC Havas) e mais quatro Bronzes (três para a Africa Creative e um para a o case da MRM Spain mas produzida pela Canja).
Já em El Ojo PR, o Brasil ganhou 13 troféus, sendo eles um Ouro para a Africa Creative, três Pratas também para a Africa Creative e nove Bronzes (cinco para a Africa Creative, um para Media.Monks, um para o case da MRM Spain mas produzida pela Canja, um para a AlmapBBDO e um para a Globo).
Por fim, a categoria El Ojo Via Pública, que contou com Marco Giannelli “Pernil” da AlmapBBDO na presidência do júri, entregou seis prêmios para o país, sendo eles um Prata para a AlmapBBDO e cinco Bronzes (dois para a Africa Creative, um para a BETC Havas, um para a Artplan e um para a Galeria).
Desempenho Local
A noite também premiou o Desempenho Local, que reconheceu as categorias Agência, Diretor Criativo, Produtora, Diretor de Cena e Anunciante de cada país da Iberoamérica.
A agência brasileira premiada foi a Africa Creative, enquanto o diretor criativo brasileiro foi entregue para Sergio Gordilho, CCO da Africa Creative. Já a produtora brasileira escolhida foi a O2 Filmes e o prêmio de diretor de cena do Brasil foi entregue para Fred Luz, diretor da O2 Filmes. O reconhecimento de anunciante brasileiro foi entregue para a AmBev Brasil.